Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 50º dia (11- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Depois de um dia como o de ontem onde não consegui treinar na rampa e que se tivesse tido mais liberdade tinha treinado muito mais, hoje acabei por tirar proveito de ter chegado mais cedo à fisioterapia.

Assim que cheguei ao hospital desci a rampa, entrei no pavilhão e fui pousar a pequena mala que levo todos os dias com as minhas coisas, em seguida saí do pavilhão e fui até às rampas, estavam bastante molhadas no cimo, nesse parte fui com bastante cuidado e consegui fazer as rampas sem problemas quer a subir quer a descer, fui depois até às escadas, já não tinha muito tempo, pois a terapeuta já estava quase a chegar e eu não queria que ela me visse nas escadas a treinar sozinho, pus-me ao caminho e subi os degraus todos, reparei que estava a meter o pé da prótese esquerda completamente apoiado ao contrário do que aconteceu ontem, na descida precisei de me apoiar ligeiramente duas vezes no corrimão, nos dois primeiros degraus, todos os outros correram bem, quando cheguei ao fundo fui-me encostar ao corrimão e a terapeuta chegou de imediato, não me chegou a ver nas escadas, mas eu disse-lhe logo que já tinha ido às rampas e às escadas, assim evitei que ela ficasse mais chateada comigo quando as outras terapeutas que eu vi nas escadas lhe dissessem, sendo eu a contar-lhe não me chateou muito.

Já com a terapeuta no ginásio fui até às barras, hoje praticamente não tentei andar sem apoios, a terapeuta meteu lá dois obstáculos no meio (dois pequenos barrotes de madeira), eu tinha de levantar a prótese esquerda e passar por cima deles, com a direita não é possível, noutro exercício tinha de subir para cima dos barrotes e em seguida descer para o outro lado, sempre tendo em atenção a postura, tentei fazer força praticamente só com a prótese para subir, mas ainda não consigo, tenho sempre de fazer força com os braços nas barras, ainda assim fui fazendo o máximo de força que conseguia e fiquei com a perna esquerda bastante cansada, a terapeuta disse-me que queria que eu descansasse, mas eu prefiro trabalhar sempre, mudava apenas de exercício, andei um pouco de lado, para trás e também treinei um pouco o equilíbrio.

Fui depois com a terapeuta para as escadas, ela queria ver como colocava o pé da prótese esquerda e esteve-me a explicar o que estava a a acontecer ontem, tal como já tinha reparado na vez em que subi sozinho, hoje estava a colocar bem o pé, ontem a prótese devia estar um pouco rodada e provocava aquela situação. Fui subindo todos os degraus normalmente e no último degrau de cada vão de escadas segurei-me no corrimão, na descida nunca precisei de me apoiar, correu bastante bem e desci mais rápido do que na primeira vez do dia.

Voltei depois para as barras e treinei mais um pouco o equilíbrio, tentei andar algumas vezes sem apoios, mas sem grande sucesso, acabei por ali o meu treino porque entretanto chegou a hora de voltar para casa, hoje voltei com um sorriso na cara, tinha feito o treino todo, fui às escadas duas vezes e não fiquei limitado como aconteceu ontem, uma vez que tinha treinado sozinho antes da terapeuta chegar, são dias e semanas assim que nos dão ainda mais força para trabalhar. Muito obrigado a todos

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...