Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 55º dia (21- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Depois de um fim de semana muito bom mas também muito cansativo, hoje foi dia de voltar à fisioterapia, foi também o dia de ir experimentar subir e descer outras escadas onde nunca tinha ido e também experimentei coisas novas na rampa.

Comecei por descer a rampa sem problemas, fui depois para o corredor e estive a andar só com uma canadiana junto ao corrimão, como é segunda feira as coisas no início não estavam a correr tão bem, mas aos poucos voltaram ao normal e fui tentando corrigir os pequenos erros que faço habitualmente, andei assim até ao ginásio abrir, nessa altura fui para as barras e andei por lá algum tempo a treinar o equilíbrio e a tentar andar sem apoios, hoje correu dentro da normalidade de uma segunda feira, não dei muitos passos nem foram muito certos.

Fui a seguir até ao corredor onde estive a andar sozinho com uma canadiana, levava as duas mas só tinha uma apoiada no chão, hoje tentei andar o máximo que conseguia desta forma, comecei a andar no fundo do corredor, atravessei todo o corredor, fiz a curva e fui até à porta que dá acesso ao pátio, lá dei a volta para trás, sempre sem tocar no corrimão ou nas paredes, consegui dar a volta apesar das dificuldades e comecei a voltar para trás, voltei a dar a curva e quando já ia em direcção à porta do ginásio a terapeuta disse-me para irmos até às escadas, escadas essas onde nunca tinha ido e que são no centro de formação.

Para chegar às escadas tive de subir a rampa e depois entrar no Centro de Formação, eram umas escadas muito diferentes do que tinha imaginado, estas eram relativamente estreitas e o corrimão estava no lado oposto a todos os subi até hoje, estava no lado esquerdo, tive de pensar qual seria a melhor maneira de o subir, mas queria subir da forma mais natural possível, ou seja, com o joelho destrancado, subi a altura da canadiana da mão direita e agarrei-me com a mão esquerda ao corrimão, em seguida com o joelho da prótese esquerda dobrado, tentei fazer força na prótese para me levantar com a ajuda da força dos braços feita na canadiana e no corrimão, não estava a conseguir fazer força na prótese, toda a força estava a ser feita pelos braços e isso provoca mais desequilíbrios, ainda assim fui subindo, à medida que ia subindo a escada os braços ficavam mais cansados, mas também comecei a conseguir fazer força com a prótese em alguns degraus, tenho de treinar muito mais com a prótese esquerda, para conseguir fazer força nela sempre que preciso de subir alguma coisa, para descer voltei a ter o mesmo problema, o corrimão estava no lado oposto ao do costume, pensei um bocado para ver qual seria a melhor forma de descer e decidi descer como faço com as canadianas, no entanto estava com receio pois o apoio era feito de forma diferente, na primeira custou-me um bocado, mas nas outras correu bem, ainda assim a meio e com excesso de confiança não dobrei tanto a prótese esquerda e acabei por descer com mais dificuldades, continuei depois a descer as escadas que estavam a seguir, estas não tinham corrimão em nenhum dos lados, desci com as duas canadianas, embora os degraus fossem mais estreitos acabou por correr muito bem, para subir tinha de fazer o mesmo que faço nestas situações, com uma canadiana do degrau onde estou e a outra no degrau em cima do que vou (1 no 1º e o outro na 3º), meti a prótese no degrau de cima, tranquei o joelho, fiz força nela e na canadiana da mão direita, em seguida levantei a prótese direita e apoiei-a no mesmo degrau da esquerda, fui subindo assim até ao cimo sem problemas, lá andei só com uma canadiana até à porta, tive de passar duas portas e consegui passar por elas só com uma canadiana, nunca tinha conseguido, a seguir descemos a rampa e eu fiquei um pouco cá fora.

Por último a terapeuta quis fazer outro treino comigo na rampa, subi-la e desce-la mas sem ser a direito, tinha de ir aos ziguezagues até ao cimo, tenho muitas dificuldades em andar assim, a prótese do lado esquerdo é ligeiramente mais alta e isso interfere muito quando tenho de andar em terrenos em que a inclinação é lateral, acabei por conseguir subir e descer, mas sempre muito devagar e com bastante receio, acabou por ser um treino muito bom, entramos depois no nosso pavilhão e fui até ao fundo sem canadiana, apenas apoiado na mão da terapeuta, fizemos assim o corredor todo e voltamos a seguir até à entrada do pavilhão, onde voltei a agarrar as duas canadianas e acabei por ali o meu dia de fisioterapia.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, trabalhei muito e fiz treinos diferentes, tanto nas escadas como na rampa, foi um dia muito positivo. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...