Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 53º dia (17- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Depois do dia de ontem em que não fui para a fisioterapia porque tinha consulta na médica de família, hoje fui com vontade de trabalhar ainda mais e tentar rectificar todos os meus erros quando ando só com uma canadiana.

Comecei o dia a descer a rampa, estava vento e o chão muito molhado, mas correu bem, em seguida no pavilhão estive a andar no corredor apenas com uma canadiana e aproveitei também para treinar as transferências de peso de frente para a parede, esse treino tem dado frutos, já vou conseguido avançar mais a prótese direita quando ando só com uma canadiana.

Quando o ginásio abriu fui até às barras, andei por lá algum tempo e preocupei-me essencialmente em andar para o lado e para trás, também tentei andar sem apoios, mas hoje sem conseguir dar muitos passos nem muito direitos.

Em seguida fomos todos andar para o corredor, eu fui andando só com uma canadiana enquanto outros amputados andavam sem nenhuma, fomos todos para um dos corredores e voltamos a fazer slowlon entre os pinos, hoje com uma particularidade, em dois dos espaços tinha-mos de passar de lado e eu andei sempre com as duas canadianas, esse tipo de treino ajuda-nos sobretudo a aprender a fazer as curvas com as próteses, o que é muito importante, quando acabamos eu voltei para a porta do ginásio, tentei fazer o caminho todo só com uma canadiana, mas haviam alguns cartões no chão por causa da chuva e a partir daí fiz o resto do caminho sempre com as duas canadianas, já na porta do ginásio larguei uma e andei durante algum tempo, já vou conseguindo avançar melhor a prótese direita, tanto com a canadiana na mão direita como com ela na mão esquerda e quando está na mão esquerda também já começo a controlar melhor o seu posicionamento, já não fica tão à frente do corpo, começo a mete-la já à frente da prótese esquerda, só preciso de a colocar um pouco mais ao lado do corpo.

Para as escadas fui com a terapeuta, ela estava-me sempre a acompanhar e correu tudo muito bem, ao descer as coisas também correram bem, mas sempre que desço um degrau acabo por ficar com a prótese do lado direito um pouco rodada e eu meto-a sempre na posição certa, no entanto acaba por ser um movimento que não é nada natural, hoje a terapeuta perguntou-me se esse movimento que eu fazia era mesmo necessário ou se há alguma hipótese de o corrigir, eu experimentei logo no degrau a seguir, mas reparei que se não colocar a prótese na posição certa ela acaba por me dificultar a descida, não consigo meter a prótese esquerda na posição certa uma vez que as costas acabam por encostar à cesta da prótese direita e não me deixa fazer o movimento que preciso, visto isto, acabei por descer todos os degraus que faltavam da forma que faço sempre.

Ao chegar ao fundo das escadas a terapeuta disse-me para encostar as canadianas e andarmos um pouco de mãos dadas, eu a andar assim sinto-me muito seguro, não tenho grandes desequilíbrios e até consigo dar as curvas sem problemas, fomos assim até ao fundo do corredor, demos a volta e voltamos para trás, sempre junto à parede mas só lhe toquei no fim da volta, não porque precisei mas para me sentir mais seguro e estável, em seguida andamos só com uma canadiana, primeiro com ela na mão esquerda, voltei a reparar que já vou avançando muito melhor a prótese direita e não coloco a canadiana tão à frente do corpo, para dar a volta acabei por me apoiar logo no corrimão, estiquei-me mesmo para lá chegar, em seguida fui dar a volta mas com a canadiana na outra mão, correu muito bem, coloco a canadiana bem ao lado do corpo, a prótese direita avança um pouco mais e já não alargo tanto a base de apoio, dei a curva muito bem e voltei para trás afastado das paredes, por último agarrei nas duas canadianas e com uma levantada fui para o ginásio, dei bem a curva, desviei-me dos outros amputados e nunca me desequilibrei.

O meu dia de fisioterapia acabou depois da visita médica, está tudo bem comigo e a recuperação tem evoluído muito favoravelmente. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...