Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 56º dia (22- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia muito positivo, com mais algumas conquistas e outra vez com experiências novas que correram muito bem e me deixaram bastante satisfeito, também me abrem novas perspectivas para as utilizar no futuro procurando sempre andar o mais naturalmente possível.

Comecei por descer a rampa e fui até ao corredor, estive a andar só com uma canadiana até ao ginásio abrir, já lá dentro fui para as barras e comecei a fazer um treino baseado no aumento da força feita na prótese esquerda, no início meti-me de joelhos nas barras e tentei colocar a prótese esquerda para a frente mas não consegui, levantei-me depois com a força dos braços e comecei a avançar a prótese esquerda dando um passo maior que o normal e dobrando o joelho, tentava meter lá o máximo de peso para a seguir fazer força e voltar à posição de pé, levantar-me dessa forma era muito difícil e acabava sempre por fazer força com os braços, ainda assim fui-me apercebendo de uma forma em que é mais fácil fazer força e levantar-me.

Fui a seguir para o corredor andar só com uma canadiana, andei sempre com as duas canadianas nas mãos, mas uma delas ia sempre levantada, hoje não consegui avançar bem a prótese direita mas fui conseguindo colocar a canadiana do lado esquerdo mais para fora, andei ali pelo corredor e tentei fazer o mesmo que ontem, atravessa-lo todo e voltar para trás, comecei perto da parede, sempre muito devagar e perto do corrimão, fui até ao fundo do corredor, fiz a curva e quando me dirigia para a porta que dá acesso ao pátio a terapeuta estava a fazer alguns exercícios com outro amputado, já não cheguei a passar dali, mas fiquei bastante tempo sem me encostar ao corrimão e sem colocar a outra canadiana no chão, a seguir voltamos todos para o ginásio.

Fui depois com a terapeuta para as escadas do centro de formação, hoje ia-mos subir até ao primeiro andar da mesma forma que subimos ontem, com uma mão no corrimão do lado esquerdo e uma canadiana na outra, nesta fase notou-se muito bem o treino que tinha feito no início do dia, ontem a força era feita quase na totalidade pelos braços e hoje a força foi feita na sua maioria pela prótese esquerda, fiquei bastante satisfeito, subir assim cansa-me menos e consigo subir mais rápido, a seguir desci com a mão direita no corrimão e a canadiana na mão esquerda, fui descendo como habitualmente, no entanto a meio das escadas experimentei descer de frente, fiquei impressionado, consegui descer mais facilmente e sem qualquer desequilíbrio, desci depois todos os outros degraus desta forma e correu mesmo muito bem, o tempo total que demorei a subir ao primeiro andar e depois descer até ao fundo foram 11 minutos o que é muito bom, ontem demorei muito mais. Em seguida e só com uma canadiana fui até à saída do Centro de Formação, já cá fora tem uma pequena rampa com corrimão, eu voltei a tentar desce-la apenas com uma canadiana, mas voltei a não conseguir, desci depois a outra rampa aos ziguezagues e acabei por ali o meu treino de hoje.

Foi um dia muito bom com excelentes experiências que me abrem uma perspectiva diferente para subir e descer as escadas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...