Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 52º dia (15- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje de manhã estava a chover bastante, eu ainda poderei levar a cadeira de rodas, mas tal como prometi ontem, deixei-a em casa e fui para a fisioterapia assim.

Comecei o meu dia a descer a rampa, estava a chover e eu desci o mais rápido que consegui, acabei por ser mais rápido que o costume, mesmo quando o piso está seco, as canadianas não estavam a escorregar e estava a dar os passos com bastante confiança, no início demorava à volta de 5 minutos para descer aquela pequena rampa que se pode ver num dos meus vídeos em que estou a treinar com a ortoprótese, actualmente não devo demorar muito mais de 30 segundos. Já dentro do pavilhão estive a treinar com uma canadiana até à chegada da terapeuta.

No ginásio andei a treinar nas barras sem apoios, vou-me equilibrando bem, dando alguns passos e cheguei mesmo a atravessar as barras de uma ponta à outra sem lhes tocar, treinei também o equilíbrio e ainda andei para trás e para os lados, este tipo de treino ajuda-me a corrigir os erros que faço quando ando só com uma canadiana.

Fui depois até ao corredor, estávamos lá bastantes amputados e a terapeuta foi buscar uns cones para colocar no chão e nós fazer-mos slowlom (desculpem se está errado, mas não sei como se escreve), andámos assim durante algum tempo, uns sem canadianas, outro sr. com uma e eu andei com as duas nessa fase, ainda pensei em andar só com uma, mas como a terapeuta não estava por perto não arrisquei, em seguida andei mais um pouco no corredor só com uma canadiana, tentei corrigir os erros, com a canadiana na mão direita acabei mesmo por conseguir, já com a canadiana na mão esquerda continuo a coloca-la muito à frente do corpo e sempre que dou o passo maior com a prótese direita o corpo acaba por rodar para a esquerda, tenho de continuar a trabalhar.

As escadas voltaram a correr bem, comecei a subir sozinho e a terapeuta apanhou-me já a meio, continuamos a subir todas até ao primeiro andar, lá em cima acertei as canadianas (preciso sempre de as subir dois furos) e comecei a descer, nunca precisei de me apoiar, no fim do primeiro vão de escadas a terapeuta disse-me para sairmos pela porta lateral, nessa porta tem um degrau bastante alto que eu nunca tinha conseguido descer sem me segurar na porta, no início tentei descer apenas com uma das portas aberta, mas a base de apoio que tinha não me permitia chegar ao chão, disse à terapeuta para abrir a outra porta e tentei, nessa altura tinha recomeçado a chover, o chão de pedra da calçada estava a ficar molhado, isso aumentava o meu receio mas tinha de tentar, fiz exactamente o mesmo que faço para descer os degraus normais e quando cheguei ao limite com a prótese direita ainda não chegava ao chão, nessa altura o joelho esquerdo destrancou-se lentamente e eu consegui chegar ao fundo e descer normalmente com bastante segurança, depois tentei subir sem me apoiar na porta mas não foi possível, acabei por esticar a prótese esquerda, agarrar-me à porta com a mão esquerda no lado direito e puxei-me para cima, subindo dessa forma que não é nada convencional, desci depois as outras escadas e apercebi-me que também nas escadas o joelho esquerdo faz o mesmo movimento que me permitiu descer o outro degrau, no entanto nunca tinha reparado nele.

Já no fundo das escadas e para terminar, andei um pouco sem canadianas, apoiado apenas na mão da terapeuta, consegui avançar bem a prótese esquerda e não afastei muito as pernas, fim também o mesmo treino que tinha feito nas barras, mas desta feita no corredor e acabei por ali o meu dia de fisioterapia. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...