Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 48º dia (09- 02 - 2011)

Olá a todos os visitante do "Biamputado".

Hoje durante a noite choveu muito, de manhã o chão estava muito molhado, o céu bastante cinzento e a previsão era de chuva, mas eu ainda assim preferi ir para a fisioterapia sem a cadeira de rodas, algum dia teria de experimentar.

Ao chegar ao hospital não estava a chover, o chão estava completamente molhado e eu comecei a descer a rampa com muito receio, era a primeira vez que a descia nestas condições, acabou por correr bem e sem apanhar nenhum susto, a seguir fui até às barras, no início não estava a correr muito bem, nem conseguia dar o segundo passo sem colocar as mãos, mas no fim já consegui dar alguns passos, dei 8 seguidos e poderia ter dado mais se tivesse mais espaço, fui depois para o corredor andar só com uma canadiana, a terapeuta estava comigo e disse-me para corrigir o tamanho dos passos assim como a rotação do corpo, tenho tendência em avançar mais a prótese esquerda, rodar o corpo para o lado esquerdo e também começo a afastar ligeiramente as próteses à medida que vou andando, fomos insistindo nesse aspecto andando também lateralmente a para trás.

Foi depois até às escadas, a terapeuta ia com uma Sra. amputada e eu fui atrás delas, comecei a subir muito bem, mas no último degrau do primeiro vão de escadas a canadiana esquerda escorregou um pouco quando já ia a meio, acabei por voltar para trás e subi a seguir agarrado ao corrimão, os outros degraus já correram bem, a outra Sra. entretanto já tinha descido e eu comecei a descer sozinho, no primeiro vão de escadas correu tudo normalmente, no segundo a terapeuta já estava comigo e eu voltei a descer tudo muito bem, no último degrau fiz uma nova experiência, descer de frente só com uma canadiana e o corrimão, acabei por não conseguir descer totalmente em frente porque o joelho trancou a meio, mas já foi bom fazer esta experiência, pode ser que daqui a uns tempos já consiga descer sempre de frente.

A seguir fui até ao pátio, andei lá com a terapeuta e só com uma canadiana, voltamos a insistir na correcção dos passos, no piso irregular nota-se muito mais principalmente estando molhado, à medida que ia andando e por muito que tentasse não conseguia corrigir, vou demasiado concentrado no equilíbrio, no tamanho dos passos, no sitio onde coloco a canadiana e acabo por não me conseguir concentrar no afastamento das pernas, fizemos depois um treino específico para os passos, avançar e depois recuar uma das próteses, como se desse um passo para a frente e a seguir para trás, tenho mais dificuldades em fazer isso com a prótese esquerda, fomos insistindo nisso e também no posicionamento da prótese esquerda, levantando-a até ao máximo que consigo e a seguir juntando-a o máximo à outra, no início com as duas canadianas e no fim já só com uma.

Por último fui até às rampas, ainda estava tudo muito molhado e eu estava com bastante receio, acabei por subir à mesma velocidade dos outros dias, no entanto para descer fui muito devagar, o receio das canadianas escorregarem era muito grande, acabei por fazer bastante força nos braços e já cheguei ao fundo das primeiras rampas com dores nos pulsos, fiz depois o caminho inverso com os pulsos bastante cansados, mas correu tudo bem, ao chegar ao ginásio sentei-me e já não fiz mais nada.

Foi assim o meu dia, com esta minha primeira experiência em andar com o chão completamente molhado por causa da chuva, acabou por correr tudo bem, ainda assim ao chegar a casa só desci metade da minha rampa, está em péssimas condições e eu não arrisquei descer a parte mais inclinada. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...