Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 51º dia (14- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou a semana, a chuva também voltou e eu voltei a não levar a cadeira de rodas para a fisioterapia, decidi que tenho mesmo de treinar com todos os tipos de clima, sejam eles favoráveis ou não e por isso vou deixar a cadeira sempre em casa.

Comecei o meu dia a descer a rampa, estava completamente molhada, mesmo assim demorei menos tempo que na última vez que a tinha descido nestas condições, fui depois para o corredor, estive a andar por lá só com uma canadiana até ao ginásio abrir, a seguir fui até às barras para andar sem apoios, não correu tão bem como nas últimas vezes, mas não correu muito mal, o que custa mais é a dar o primeiro passo, a partir daí já vai sendo mais natural, embora ainda bastante incerto nos passos.

Entretanto a terapeuta foi com dois amputados para o corredor, eu aproveitei para ir com eles, fomos treinar as transferências de peso, no caso deles para cima da prótese e da perna deles, no meu caso de uma prótese para a outra e também simular um passo em frente com a prótese direita que é a que tenho mais dificuldades quando treino só com uma canadiana, ao voltarmos para o ginásio a terapeuta disse-me que sabia que eu conseguia andar sem canadianas só apoiado numa mão, eu até brinquei com a situação porque hoje é dia dos namoradas cá em Portugal e seria muito bom andar de mãos dadas com a terapeuta, apoiado na mão dela não me sinto nada inseguro e acabo por avançar mais a prótese direita do que quando ando só com uma canadiana, esse facto fez-me ter mais confiança e antes de chegar à curva acabei por me desequilibrar, sempre que isso acontece começo a dar passos em frente mais rapidamente e não consigo travar, acabei por ter de me segurar no corrimão estabilizar o equilíbrio, logo de seguida voltou a acontecer outra vez o mesmo e depois troquei de mão, passei a dar a mão direita à terapeuta e fui assim até à entrada do nosso ginásio, o resto do caminho correu bem.

A seguir à curta visita médica fomos até às escadas, a prótese estava bem encaixada, o meu estava a ficar todo apoiado e subi sem dificuldades, na descida também correu tudo bem, nunca necessitei de me apoiar no corrimão e também não demorei muito tempo para descer todos os degraus, já cá em baixo fui andar mais um pouco só com uma canadiana, continuo com os mesmos problemas relacionados com o tamanho do passo da prótese direita, também afasto um pouco as pernas para aumentar a base de apoio e com a canadiana na mão esquerda tenho tendência para a colocar sempre à frente do corpo e não ao lado, tenho andado a tentar corrigir esses erros e em curtos espaços já os consigo eliminar, mas depois volta ao mesmo, tenho de continuar a trabalhar para os eliminar de vez.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, com chuva mas bastante positivo, cada vez tenho mais noção dos meus erros e começo a trabalhar para os eliminar. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...