Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 58º dia (24- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje dei continuidade ao trabalho que nos últimos dias tem sido feito nas escadas e novamente com excelentes resultados.

Comecei por descer a rampa e ir até ao ginásio, estive bastante tempo nas barras a treinar a perna esquerda, colocava a prótese direita o máximo que conseguia para trás e a seguir dobrando o joelho da prótese esquerda colocava-a para a frente tentando ir abaixo o máximo possível, em seguida fazia força na prótese esquerda para me levantar, fui fazendo isso várias vezes, depois meti o joelho da prótese direita no chão e a prótese esquerda mantinha-se dobrada para a frente, simulando que me ia levantar do chão, no início fui-me levantando dessa força mas sempre com as duas mãos agarradas nas barras, tentava fazer o mínimo de força com as mãos, a seguir experimentei subir apenas com uma mão nas barras e a outra apoiada no joelho da prótese esquerda, dessa forma já não consegui subir, acabava por rodar para um lado ou para o outro e só subi quando voltei a agarrar as barras com as duas mãos.

Fui a seguir para o corredor, andei um pouco por lá com uma canadiana e em seguida fui até ao pátio onde também andei só com uma e sempre pelo meio meio do pátio, afastado de todas as paredes, entretanto atravessei o ginásio e fui em direcção às escadas, a terapeuta ia subir com uma Sra amputada e eu aproveitei para ir atrás delas, consegui subir todos os degraus praticamente ao mesmo ritmo que essa Sra (amputada só de uma perna), chegando lá em cima e enquanto eu ajustava as canadianas elas foram descendo, eu depois desci sozinho. Por causa do treino do início da manhã acabei por estar a fazer uma força contrária à que devia(manter o joelho trancado e depois descer, eu estava a subir e ele acabava por esticar) quando descia os primeiro 2 degraus, acabei por necessitar de me apoiar no corrimão, nos outros já não tive problemas, no fim de cada vão de escadas agarrei-me ao corrimão com a mão esquerda e com uma canadiana na outra mão desci de frente, correu muito bem.

Já cá em baixo voltei a ajustar as canadianas para a posição certa e atravessei o ginásio só com uma, saí depois pela porta que dá acesso ao pátio, nessa porta tem um pequeno degrau, eu disse à terapeuta que o ia descer de frente só com as canadianas, ela ficou ao meu lado e consegui descer, custou-me a dobrar o joelho esquerdo por causa da falta de confiança e do receio em cair, mas acabei por conseguir, voltei a subir e a descer, nesta fase já estava um auxiliar comigo e à quarta vez já comecei a descer sem ninguém por perto, andei a subir e a descer aquele degrau mais de 20 minutos, desci sempre de frente e no fim já nem tinha de pensar muito ou preocupar-me muito com a posição das canadianas, já conseguia quase como estivesse sempre a andar a direito no piso irregular.

Começo a pensar em experimentar subir da mesma forma só com canadianas e também já tenho na ideia descer só com uma canadiana, por agora pode ser loucura mas é um dos meus objectivos a curto prazo, talvez no próximo mês já consiga. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...