Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 42º dia (01- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Nesta semana tem sido possível treinar em todas as superfícies, o tempo tem estado muito bom agradável, o piso seco e isso aumenta a nossa confiança.

Comecei o meu dia de hoje a descer a rampa, em seguida fui até às barras onde andei durante algum tempo sem apoios, já correu ligeiramente melhor que ontem, mas ainda não consegui andar tão bem como na semana passada, depois fui andar um pouco para o corredor só com uma canadiana, a cada passo que dou a minha confiança aumenta e tudo corre melhor, não tive qualquer problema para passar à frente das portas, assim como para atravessar o corredor, entretanto a terapeuta chegou ao pé de mim e retirou-me a outra canadiana, disse-me para ir-mos andar um pouco apenas apoiado no corrimão, tive de passar à frente das portas e só tinha um apoio a meio, o do puxador, nessas alturas andei mais devagar, seguimos até ao fim do corrimão e depois tive de continuar em frente, desta vez o apoio era mínimo, apenas tinha uma parte das janelas para me apoiar, era uma parte de alumínio com cerca de 2cm onde só dava para encostar os dedos, consegui ir até ao fim desse corredor, a seguir era o pátio, atravessei-o apenas apoiado na mão da terapeuta, fomos até às escadas do ginásio de fisioterapia normal, tive de as subir e descer as escadas mais baixas sem canadianas, apenas com uma mão no corrimão, correu tudo muito bem, no fundo das escadas a terapeuta deu-me apenas uma canadiana, eu tive de voltar para o nosso ginásio apenas com o apoio dela, a terapeuta estava-me apenas a acompanhar, consegui fazer todo o caminho apesar do receio e da insegurança que estava a sentir, relembro que o pátio tem um piso irregular de calçada.

Nas escadas hoje já correu tudo melhor, a subida foi muito boa apesar de me ter apoiado no corrimão no último degrau de cada vão de escadas, na descida hoje já estava mais confiante, ainda assim no primeiro degrau precisei de me apoiar no corrimão, todos os outros já foram só com as canadianas e já comecei a voltar ao ritmo normal, sem grandes perdas de tempo a posicionar o pé ou a dobrar o joelho da prótese esquerda para a inclinação desejada.

Por último fui até à rampa, mas como já era um pouco tarde e o carro já estava à minha espera acabei por subir e descer apenas a primeira rampa, ao subir continuo a abrir um pouco as pernas para trancar os joelhos e me sentir seguro, na descida já consigo avançar mais a prótese direita, os passos são maiores e a descida muito mais rápida.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, já estou muito melhor a andar só com uma canadiana e pretendo chegar ao fim do mês a andar praticamente só com uma, à excepção das escadas e das rampas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...