Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 54º dia (18- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia da semana e como tal estava cheio de vontade de acabar a semana em grande, semana esta em que me baseei sobretudo na correcção dos pequenos erros que dou ao andar só com uma canadiana.

Comecei o meu dia a descer a rampa, estava começar a chover e apressei-me mais um pouco para entrar no pavilhão, estive a seguir a andar só com uma canadiana, andei cerca de 20 minutos, fui ganhando confiança e comecei a tentar rectificar os erros, aos poucos fui conseguindo com a canadiana na mão direita, mas com ela na esquerda pouco ou mesmo nada se notou, entretanto o ginásio abriu e fui treinar para as barras, hoje mal consegui andar sem apoios, não estava a correr bem por isso preferi treinar mais as transferências e o equilíbrio.

Fomos depois todos até ao corredor, nessa altura eu treinei com as duas canadianas nas mãos mas com uma delas levantada, atravessei assim todo o corredor, na curva utilizei as duas por causa dos cartões que estavam lá no chão para não ficar molhado com a chuva, assim que passei os cartões voltei a levantar uma das canadianas e fui até à porta que dá acesso ao pátio, lá dei a volta para trás e fiz o caminho inverso da mesma forma, desta vez só pousei a outra canadiana já em cima dos cartões, fiz a curva e fui até à porta do ginásio, acabou por ser uma boa caminhada só com uma canadiana e em algumas partes sem estar junto às paredes.

Fomos depois para as escadas, agora as escadas correm sempre da mesma forma, não tem havido grandes evoluções, apenas tenho aumentado a confiança principalmente a descer, já não perco tanto tempo a posicionar o joelho da prótese esquerda, também não o tenho dobrado tanto uma vez que já consigo controlar bem o peso em cima dele, nunca mais esticou e hoje não foi excepção, na subida correu tudo bem e agarrei-me no corrimão no último degrau de cada vão de escadas, na descida nunca me apoiei no corrimão, já me sinto muito mais confiante e vou descendo mais depressa, foi uma descida bem tranquila e sem nenhum desequilíbrio.

Por último encostei as canadianas e estive a andar só com o apoio da mão da terapeuta, no início apoiado com a mão direita, consegui avançar mais a prótese direita e os passos saíam mais naturalmente, fomos até ao fundo do corredor e demos a volta para trás, mas na volta desequilibrei, agarrei-me ao corrimão e a seguir demos mais uma volta de 360º para treinar a curva, voltamos depois para a entrada do ginásio e tocamos de mão, apoiado na mão esquerda também consegui avançar bem a prótese direita, dei melhor a curva e voltamos para a entrada do ginásio sempre pelo meio do corredor, afastado das paredes, ainda treinei apoiado apenas no corrimão, nessa fase a intenção era acelerar os passos e depois reduzir a velocidade, mas agarrado ao corrimão é muito simples, no entanto tenho de fazer esse treino uma vez que sempre que me desequilibro um pouco para a frente a tendência é acelerar e não consigo travar, já me aconteceu várias vezes e tive de me agarrar ao corrimão. Acabei o meu treino nas barras, onde praticamente só estive de pé e com as mãos nos bolsos, o que me obrigava a estar mais concentrado para não me desequilibrar e também treinava os músculos das costas ao manter-me em pé numa posição estática.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, com algumas melhorias ao nível da marcha com uma canadiana e da confiança. Bom fim de semana e muito obrigado por continuarem a acompanhar a minha evolução.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...