Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 49º dia (10- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia mais descansado na fisioterapia, a nossa terapeuta não estava lá e veio outra substitui-la, acabei por não conseguir trabalhar tanto como noutros dias, nem deu para treinar na rampa, excepto quando cheguei e quando fui embora, que obrigatoriamente tenho de passar por lá.

Comecei o meu dia a descer a rampa como faço todos os dias, continuava molhada, mas não tanto como ontem, desci devagar e sem problemas, em seguida entrei no nosso pavilhão e estive a treinar no corredor durante alguns instantes, até o ginásio abrir, nessa altura fui para as barras, consegui várias vezes dar mais de 6 passos sem tocar nas barras, ao fim de um bocado fui para o corredor treinar só com uma canadiana, voltou a correr bem e apercebi-me que não estava a rodar tanto o corpo para o lado esquerdo, ainda assim raramente a prótese direita passava para a frente da esquerda, depois comecei a andar com as duas canadianas nas mãos mas com uma delas levantada, passei todo o corredor e dei a curva, fui em direcção ao pátio, andei por lá algum tempo, no início com as duas canadianas, a seguir comecei a andar com uma levantada e por último encostei-a e andei só com a outra, nessa altura só fui até ao fim da parede e voltei.

Hoje tínhamos todos o trabalho bastante limitado, a terapeuta que foi substituir a nossa (hoje e amanhã), não nos deixava ir às escadas e à rampa sem ela estar a ver, somos bastantes amputados, nós que já treinamos sozinhos acabamos por fazer o nosso próprio treino em todas as superfícies, mas existem outros amputados que estão bastante limitados, a terapeuta acabava por estar muitas vezes com eles e nós não podíamos treinar onde faltava(escadas e rampa), ao fim de uns bons minutos ela veio ter comigo para ir às escadas, subi da mesma forma de sempre, mas ela reparou que coloco a prótese esquerda um pouco de lado, nunca me tinha apercebido, amanhã vou ter bastante atenção a esse pormenor, subi as escadas todas e em seguida comecei a descer como faço sempre, não correu tão bem como habitualmente, precisei de me apoiar no corrimão nos dois primeiros degraus e desci mais lentamente.

Acabei por não conseguir ir à rampa, não podia ir sozinho e já estava quase na hora da visita médica, fui para dentro do nosso ginásio e sentei-me numa cadeira normal, não deu para fazer mais nada e no fim da visita médica vim-me embora. Amanhã vou começar a treinar nas rampas antes da terapeuta chegar, assim já não me vai impedir de treinar lá sem ela por perto. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

1 comentário:

Sónia disse...

próprio e continua a evoluir.
Se me permites dar uma opnião sobre o teu blog, axo ke está mto bom e fazes mt bem em partilhar a tua história, talvez com grandes exemplos de força de vontade como a tua. as pessoas possam tomar um pouco mais de consciêmcia, todos temos a nossa força dentro de nós. Podemos sempre fazer mais e cada vez melhor. :) Força.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...