Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Fisioterapia - 45º dia (04- 02 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje é sexta-feira, último dia da semana e também das terapeutas Goreti e Isabel(estagiária), foram ambas excelentes profissionais e muito simpáticas, desde já agradeço às duas o excelente trabalho que fizeram, desejo muitas felicidades à terapeuta Goreti para o seu novo serviço assim como à terapeuta Isabel para o resto do curso e vida profissional no futuro.

Comecei o meu dia de trabalho a descer a rampa, como cheguei cedo à fisioterapia fui até ao corredor e estive a andar algum tempo só com uma canadiana, curiosamente e ao contrário do que acontecia no início, agora tenho mais dificuldades quando ando com a canadiana na mão direita, mesmo para passar à frente das portas, com a canadiana na mão esquerda já me vou desenrascando muito melhor, mas ainda tenho bastante receio quando estou afastado das paredes. Quando o ginásio abriu fui andar para as barras, não estive lá muito tempo e por isso acabei por não dar muitos passos sem apoios, entretanto ia outro Sr. para as barras e eu fui andar para o corredor, consegui passar à frente de todas as portas, mas não cheguei a fazer a curva em direcção ao pátio, voltei para trás e andei por ali mais um bocado, nessa altura senti que a prótese esquerda não estava bem encaixada, estava-me a magoar um pouco, o que me tirava alguma confiança, fui roda-la um pouco para o lado direito e deixou de me magoar.

Nas escadas apercebi-me que afinal a prótese ainda não estava na posição certa,rodeia demais, o pé da prótese esquerda ficava um pouco de lado, ainda assim decidi subir as escadas, como apoio sempre as canadianas às duas paredes acabei por não ter problemas quando estava a subir, mas a descer tudo foi diferente, com a prótese ligeiramente rodada para o lado direito o joelho já não ficava na posição certa, embora trancasse acabava por se destrancar antes do tempo e eu tinha de me apoiar no corrimão, no primeiro vão de escadas aconteceu isso em todos os degraus, no segundo vão de escadas aconteceu em quase todos, só consegui descer dois sem me apoiar no corrimão. Apesar de saber que a prótese não estava bem decidi arriscar porque também preciso de treinar outras situações, nem sempre está tudo como desejamos e hoje aconteceu isso com a prótese esquerda.

Para ir à rampa não endireitei a prótese, deixei-a continuar rodada, ao subir senti apenas uma pequena diferença, mas neste caso positiva, pois já consegui subir com as pernas menos afastadas, para descer o joelho destrancava muito facilmente, precisei de fazer mais força nos pulsos, mas por outro lado a prótese direita avançava mais um pouco, reduzindo o tempo que demoro a descer a rampa, com isto fui às duas rampas e voltei para trás em menos tempo mas no fim tive de descansar um pouco os pulsos.

Foi assim o meu último dia de fisioterapia desta semana, foi uma semana muito produtiva e com uma evolução acima do esperado, muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

2 comentários:

Sónia disse...

Olá. Quero dar te os parabéns pela tua força. Acredita sempre em ti próprio e continua a evoluir.
Se me permites dar uma opnião sobre o teu blog, axo ke está mto bom e fazes mt bem em partilhar a tua história, talvez com grandes exemplos de força de vontade como a tua. as pessoas possam tomar um pouco mais de consciêmcia, todos temos a nossa força dentro de nós. Podemos sempre fazer mais e cada vez melhor. :) Força.

Sónia disse...

próprio e continua a evoluir.
Se me permites dar uma opnião sobre o teu blog, axo ke está mto bom e fazes mt bem em partilhar a tua história, talvez com grandes exemplos de força de vontade como a tua. as pessoas possam tomar um pouco mais de consciêmcia, todos temos a nossa força dentro de nós. Podemos sempre fazer mais e cada vez melhor. :) Força.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...