Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fisioterapia 149º dia (29 - 07 - 2011)

Olá a todos os visitastes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia antes de ir de férias, tinha pedido à terapeuta para treinar muito nas escadas, por isso já sabia que o dia ia ser muito exigente, levei um cárdio-frequencímetro para controlar os batimentos cardíacos e as calorias gastas, no total foram 1200kcal.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, quando lá cheguei a pedaleira de braços estava ocupada e fui até às barras, meti-me em cima da tábua de Freeman e estive por ali 15 minutos, a seguir fui com a terapeuta e mais 2 amputados dar uma volta, subimos a rampa e virámos à direita, descemos a rampa para a Oftalmologia e parámos em frente a umas escadas, eu fui o primeiro a descer, aquelas escadas têm um corrimão, desci e subi apoiado nele e sem dificuldades, entretanto esperei que os outros descessem, a seguir a terapeuta foi buscar uma Sra amputada, enquanto ela foi lá eu fui às escadas mais uma vez, quando a terapeuta chegou com a outra Sra disse à Sra para se sentar e nós seguimos para outras escadas, umas de pedra, muito largas e muito antigas, naquelas escadas eu já sabia que ia ter muitas dificuldades porque estava só com uma canadiana, por isso só desci com a terapeuta ao pé de mim, logo no início havia 3 degraus de acesso à escadaria, no primeiro ainda me consegui agarrar à parede, nos outros dois os relevos da parede eram muito pequenos e foi muito complicado, tive de descer de lado mas acabei por conseguir, a seguir, no primeiro patamar da escadaria tinha um corrimão, por isso desci sem problemas, para o segundo já não tinha nada, mas nos primeiros 4 degraus ainda me consegui agarrar às escadas do primeiro patamar, depois acabou-se e não conseguia continuar assim, a terapeuta teve de pedir uma canadiana a um dos outros amputados, a canadiana deles é mais baixa que a minha, tive por isso de baixar a minha, o que não me ajudava nada, para além disso, quando desço escadas com as duas canadianas faço-o de frente, hoje não era possível porque as canadianas estavam baixas, tentei descer como fazia antigamente, flectindo o joelho esquerdo, a seguir avançar a prótese direita e apoia-la em baixo, mas nunca consegui fazer isso, não conseguia flectir o joelho, ele acabava por esticar, por isso a única solução foi descer de lado com os joelhos esticados e acabou por ser fácil, depois subi a escadaria pelo outro lado, só com uma canadiana eu consigo subir, ainda assim, subi o primeiro degrau e parei, estava com falta de confiança, esperei pela terapeuta e depois já consegui subir, ela nem chegou a estar muito perto de mim, mas foi o suficiente, subi para o primeiro patamar sem problemas e no segundo apoiei-me no corrimão, também subi os outros 3 degraus iniciais sem dificuldades, a seguir fomos pelo corredor até às primeiras escadas, a outra Sra estava lá à nossa espera, enquanto a terapeuta voltou com ela para o ginásio eu fui para as escadas, voltei a descer e a subi-las 3 vezes, entretanto a terapeuta chegou lá e voltámos para o nosso pavilhão, nas rampas fui sempre com uma mão na parede, já no pavilhão eles foram todos para o ginásio e eu fui para o corredor treinar sem apoios, fiz o corredor 4 vezes para cada lado, sempre com atenção ao tamanho dos passos, aos movimentos dos braços e fui tentando olhar em frente, nas primeiras vezes correu muito bem, mas na última já estava muito cansado e tive de me apoiar no corrimão, a seguir voltei para o ginásio para descansar um pouco.

Mais tarde fui com a terapeuta e outro amputado até ao Centro de Formação para treinarmos mais umas escadas, saímos do nosso pavilhão e subimos a rampa, virámos à direita e entrámos no Centro de Formação, estivemos a subir as escadas para o primeiro andar, estas escadas têm corrimão por isso foi fácil, subi e desci duas vezes, quando ia subir a terceira vez vi que o carro que me vai buscar estava a chegar, por isso voltei para o ginásio e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, no total foram 2h43m e gastei 1200Kcal, foi um dia muito cansativo, mas fui eu que pedi à terapeuta para ser assim, foi o último treino antes de ir tentar subir uma escadaria a Lamego, no total são 565 escadas, penso que estou preparado, mas logo se vê como corre. Vou estar duas semanas de férias, por isso não deverei escrever nada no blog, no entanto vou fazer uns vídeos por lá. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...