Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 5 de julho de 2011

Fisioterapia 138º dia (05 - 07 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a ter um dia cheio de trabalho, não deixei que os problema extra-fisioterapia (canoagem) me afectassem, fiz novos exercícios e até consegui fazer novas conquistas.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, meti a resistência quase no 5 e consegui fazer as 1000 pedaladas que pretendia, a seguir levantei-me e fui até às barras para treinar o equilíbrio em cima da tábua de Freeman com a bola, tentei fazer o mesmo que fiz ontem, mandar a bola contra a parede sem pausas e como se estivesse a jogar voleibol, estava a ter algumas dificuldades de equilíbrio e não conseguia mandar mais de duas vezes a bola contra a parede, acabei por não conseguir fazer mais de três repetições e na última tentativa acabei por me desequilibrar um pouco mais e até tive de deixar cair a bola para me equilibrar.

No fim dos exercícios de equilíbrio fui até ao corredor grande e comecei a andar sem apoios, mas no início estava a correr bastante mal, com bastantes desequilíbrios quando dava o primeiro passo, mas percebi logo qual era o problema, tinha a prótese esquerda ligeiramente rodada para fora, essa pequena diferença fazia com que apoia-se apenas o calcanhar do pé e ela acabasse por rodar ainda mais para fora, tive de me apoiar ao corrimão, agarrar a canadiana e acertar a prótese, a partir daí tudo voltou ao normal, já consegui fazer todo o corredor sem apoios, a seguir chegou lá a terapeuta com a bola, deu-ma para as mãos e estive a dribla-la, voltei a conseguir dar bastantes passos sem me apoiar, mas ainda não foi hoje que fiz todo o corredor dessa forma, depois fizemos outro exercício, passar a bola para o lado, este já consegui fazer ao longo de todo o corredor, quando chegámos ao fundo a terapeuta disse-me para me afastar e virar de costas para a parede, depois ela deu-me a bola, eu tinha de a enviar contra a parede do outro lado do corredor e voltar a segura-la depois dela bater uma vez no chão, neste exercício as dificuldades eram sobretudo no equilíbrio quando enviava a bola, a força que fazia para a enviar fazia com que o meu corpo fosse para trás, mas consegui arranjar uma forma de me manter equilibrado, a seguir fizemos outro exercício, a terapeuta ia-me enviando a bola, mas ela ia andando de um lado para o outro até ficar mesmo de lado, eu tinha de rodar o máximo que conseguia para a conseguir ver e apanhar a bola, nessas alturas era difícil manter-me direito e sentia uma enorme pressão nas costas, acabámos então esse exercício e fizemos todo o corredor a passar a bola um para o outro, também com a terapeuta ao meu lado, no fundo do corredor parámos o exercício da bola, mas segui em frente até ao ginásio, fiz todo o caminho sem me apoiar uma única vez, quando lá cheguei agarrei uma das canadianas e fui fazer outro treino, descer e subir o degrau para o pátio só com uma canadiana e sem me apoiar na parede, nas primeiras vezes precisei de ligeiros toques na parede, mas depois acabei por conseguir, fui treinando várias vezes, aos poucos aumentei a confiança e fui melhorando, tanto a descer como a subir e sempre sem precisar de me apoiar, acabei depois por ali o meu treino de hoje.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, fiz exercícios novos e consegui ultrapassar mais uma grande barreira, a de descer e subir o degrau para o pátio. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...