Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Fisioterapia 139º dia (06 - 07 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a ter um dia muito preenchido, fiz mais uns exercícios novos e ainda fui dar um passeio onde fui obrigado a improvisar bastante.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a força ligeiramente acima do 4 e fiz 1000 pedaladas, mas tive alguns problemas no ombro esquerdo, todos os dias faço um pequeno aquecimento às articulações dos ombros, cotovelos, pulsos e dedos, mas hoje não fiz aos ombros e logo a partir das 300 pedaladas comecei a ficar com um desconforto no ombro esquerdo, os problemas vasculares também se começaram a notar (braço a ficar roxo, cansar-se mais e a perder força) e isso dificultou-me bastante até às 1000 pedaladas, no fim da pedaleira de braços levantei-me e estive a treinar no degrau para o pátio, a descer e subir só com uma canadiana, na primeira vez que desci precisei de um pequeno apoio, mas depois fui conseguindo sem grandes dificuldades, a seguir fui dar uma pequena volta até ao corredor grande, estava lá a terapeuta com uma biamputada a fazer treino de marcha com duas canadianas, ela tem tido uma evolução muito boa, quando receber as próteses dela tenho a certeza que vai conseguir andar bastante bem, acompanhei-as depois até ao ginásio e voltei novamente para o corredor grande, para fazer o meu treino sem apoios, encostei todas as cadeiras de rodas a um canto para poder ter mais espaço e comecei a andar, na primeira travessia do corredor precisei apenas de me apoiar uma vez no corrimão, mas quando voltei não me apoiei uma única vez, foram 120 passos seguidos, com alguns desequilíbrios mas sem precisar de me apoiar, entretanto chegou lá a terapeuta com a bola e estivemos a fazer um exercício novo, à medida que ia andando tinha de passar a bola de uma mão par a outra, tentando afastar bem os braços, para que o espaço percorrido pela bola fosse maior, fiz todo o corredor e não me apoiei muitas vezes, quando cheguei ao fundo a terapeuta disse-me para parar, virar-me de costas para a parede e dar um passo em frente, depois fizemos o mesmo exercício que fizemos ontem, ela ia-me enviando a bola ao mesmo tempo que ia andando de um lado para o outro, sempre que ela fica muito de lado e eu tenho de rodar bastante o corpo para a conseguir ver, tenho bastantes desequilíbrios, a seguir ela disse-me para me encostar à parede, mas os pés tinham de estar mais para a frente, depois de estar nessa posição tinha de dar balanço para a frente e desencostar-me da parede para tentar ficar em pé, sem estar a tocar na parede, foi muito difícil, o meu problema não era dar o impulso que precisava para ficar de pé, mas sim imaginar que não conseguiria parar e cairia para a frente, só consegui fazer duas ou três vezes, no fim deste exercício voltámos para o ginásio, fiz novamente todo o caminho sem me apoiar.

Um pouco mais tarde fui com a terapeuta e mais dois amputados dar uma pequena volta, eles levavam duas canadianas e eu ia com uma, subimos a rampa e seguimos em frente, virámos depois à esquerda antes do Pavilhão das consultas externas e estivemos a subir uma rampa que existe ali, eu fui sempre mais atrás e sozinho, já me sinto bastante seguro a andar sozinho só com uma canadiana, a rampa também a subi sozinho e comecei a desce-la, a meio a terapeuta veio ter comigo e disse-me para tentar descer sem a canadiana, ainda tentei, a prótese esquerda avançava bem, mas a direita não me permite descer sem apoios, ganho logo muita velocidade e não tenho forma de travar, só consegui dar dois passos dessa forma e tive de me agarrar no corrimão, acabei por descer o resto só com a canadiana, como um dos amputados tem muitos problemas na perna boa, fica com dores e bastante cansado, a terapeuta disse-nos para esperarmos por ali um pouco, enquanto ele se sentou a descansar numas escadas eu decidi subi-las, a subir correu tudo muito bem, mas a descer não, as escadas eram de ferro e a parte de trás de cada degrau tinha uma pequena dobra, quando descia o pé da prótese direita batia nessa parte e já não dava para apoiar bem o pé, para conseguir descer tive de improvisar um pouco, fui-me apoiando ao corrimão com a mão e com o antebraço direito, do lado esquerdo estava a canadiana, o que tive de fazer foi descer completamente apoiado nos braços, voltámos depois para o nosso pavilhão, ele seguiu para o ginásio e eu fui até ao corredor grande, voltei a andar um pouco sem apoios, a terapeuta foi até lá e estivemos a dar a volta pela sala de espera do ginásio grande, atravessamos esse ginásio e o pátio, seguindo depois para o nosso ginásio, neste percurso precisei de me apoiar várias vezes, mas já foram menos que nas outras tentativas, ao chegar ao ginásio acabei o meu treino de hoje.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, fiz exercícios novos, tive de improvisar a descer aquelas escadas e fiz bastantes exercícios que correram bastante bem. amanhã não irei para a fisioterapia, por isso só voltarei a escrever o texto na sexta-feira. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...