Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Fisioterapia 147º dia (25 - 07 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana de fisioterapia, voltei a ter um treino muito diversificado e mais uma vez os problemas a andar em piso com inclinação lateral se fizeram notar, mas na generalidade o treino correu bastante bem.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência nos 4,5 e fiz 1000 pedaladas, a seguir levantei-me e fui com a terapeuta mais dois amputados dar uma pequena volta, saímos do nosso pavilhão, subimos a rampa, eu subi-a sem me apoiar no corrimão, no cimo virámos logo à esquerda e seguimos por cima do passeio, mas a prótese estava ligeiramente rodada para fora e por isso fui andando devagar, o piso tinha uma inclinação lateral do lado esquerdo para o direito e para além dessa dificuldade o coto esquerdo estava também a ficar bastante cansado, quando cheguei a uma parte em que tive de andar de lado para passar à frente das cadeiras tive bastantes dificuldades, não só a nível do cansaço do coto esquerdo como também ao nível do equilíbrio, ainda precisei de me apoiar duas vezes à parede, depois seguimos em frente e fomos até a uma pequena fonte que tem um lago e alguns peixes, ao chegar lá demos duas voltas a essa fonte, o piso era bastante irregular e tinha alguns obstáculos, mas consegui passar bem, a única dificuldade foi logo no início onde apanhava a inclinação lateral, a seguir voltámos para trás e ao chegar à parte do passeio a terapeuta disse-nos para o descermos, eu estava com algum receio e acabei por me apoiar inicialmente num pino que lá estava, ainda assim o apoio foi muito pequeno, subi depois para a parte da estrada sem dificuldade nenhuma, já consigo subir sem problemas, depois fomos sempre pela estrada, desci a rampa apoiado no corrimão e entrámos no nosso pavilhão, ao passar a porta a terapeuta disse-me para largar a canadiana e andar ali sem apoios, nessa altura notou-se bastante que a prótese estava rodada para fora, era mais dificil andar e desequilibrava-me mais facilmente, mas lá fui andando, fiz o corredor pequeno até ao fundo, quando cheguei lá dei a volta e fiz novamente todo o corredor, depois ainda fui até ao ginásio a andar assim, pelo meio só precisei de me apoiar uma vez na terapeuta e apoiei-me no corrimão para fazer as curvas, quando cheguei ao corredor começou a visita médica.

No fim da visita médica estive a rodar a prótese para ela ficar mais certa e fui até ao corredor grande, quando lá cheguei encostei a canadiana e comecei a andar, já estava a ser mais fácil, aquele pequeno ajuste na prótese já faz uma diferença muito grande, estive a andar por ali durante algum tempo, atravessei todo o corredor cerca de 8 vezes, pelo meio fui sempre tendo em atenção os movimentos dos braços e o tamanho dos passos, a prótese direita no fim estava a avançar bastante bem e não precisava de dar tantos passos para atravessar todo o corredor, ainda estive a fazer com a terapeuta um exercício com a bola, ela ia ao meu lado e passava-me a bola, eu depois passava para ela, fizemos o corredor duas vezes, por último voltei para o ginásio e acabei por ali o meu dia de fisioterapia.

Foi assim o meu dia, no início tive algumas dificuldades por causa da prótese estar ligeiramente rodada para fora e também tive dificuldades em andar no terreno com inclinação lateral, mas no geral correu bastante bem. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...