Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Fisioterapia 148º dia (27 - 07 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia muito positivo, consegui evoluir mais um pouco na marcha sem apoios, na marcha só com uma canadiana estive a fazer um exercício bastante exigente que me vai dar outra liberdade e confiança para o futuro.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, quando lá cheguei a pedaleira de braços já estava ocupada, como a terapeuta já tinha feito o circuito dos pinos no pátio fui até lá, desci o degrau para o pátio só com uma canadiana e sem me apoiar em lado nenhum, a seguir fui até ao circuito dos pinos, dei duas voltas, uma para cada lado e não tive dificuldade nenhuma, no fim voltei para o ginásio, mas quando estava a tentar subir o degrau para o ginásio cometi um pequeno erro, meti a prótese esquerda em cima e depois apenas tinha de dar o impulso para subir, no entanto tinha deixado a prótese direita muito atrás, quando dei o impulso não foi o suficiente e tive mesmo de me agarrar à porta para não cair, este tipo de falhas ajudam-me a perceber onde erro e o que tenho de fazer para evitar essas situações, a seguir fui até ao corredor grande para treinar sem apoios, quando lá cheguei larguei a canadiana e comecei a andar, hoje tive uma nova preocupação, para além do avançar bem a prótese direita e fazer os movimentos naturais com os braços, também tive a preocupação de olhar em frente, é muito mais difícil, no início foi bastante complicado, as primeiras duas vezes que atravessei o corredor precisei de me apoiar bastantes vezes, mas na terceira vez foi completamente diferente, consegui fazer todo o corredor sem me apoiar uma única vez e sem olhar para o chão, pelo meio tive bastantes desequilíbrios, precisei de parar várias vezes, mas em nenhuma delas me apoiei no corrimão, andei por ali durante bastante tempo, fiz todo o corredor muitas vezes e aos poucos fui ganhando confiança, no entanto não voltei a conseguir atravessar todo o corredor sem me apoiar, no fim voltei para o ginásio.

Mais tarde fui com a terapeuta e outro amputado fazer um exercício muito importante na rua, saímos do nosso pavilhão e subimos a rampa, no cimo virámos à esquerda e comecei logo a fazer aquele exercício, tinha de subir e descer o passeio muitas vezes ao longo de todo o passeio, no início ele era baixinho, cerca de 2cm e a pequena valeta para a água das chuvas escorrer também era pequena, mas à medida que ia avançando o passeio ia ficando mais alto, a pequena valeta mais funda e depois também tinha de subir para a estrada, era outra dificuldade, uma vez que para a estrada também tinha de subir e não era como um degrau, mas sim como uma rampa muito inclinada, à medida que fui avançando fui ganhando mais confiança, a meio tive outra dificuldade, ao subir para o passeio o espaço era muito reduzido por causa das cadeiras que tem ali, mas acabei por conseguir sem problemas e sem me apoiar na parede, um pouco mais à frente estava o outro amputado, a terapeuta disse-me para subir mesmo à frente dele, voltava a ter menos espaço e para além disso o piso era inclinado, o que dificultou ainda mais, mas correu bem e não lhe cheguei a tocar, no fim do passeio a altura dele era de cerca de 10cm a 15cm, e para a estrada a inclinação também era bastante grande, felizmente consegui fazer tudo sem precisar de apoio, mas a terapeuta estava sempre por perto, a seguir comecei a fazer o caminho para trás, voltou a correr bastante bem, quando cheguei a meio estava lá uma ambulância e nessa altura a terapeuta disse-me para ir-mos para a estrada, lá ela tirou-me a canadiana e disse-me para andar sem apoios, comecei logo à frente da ambulância e tive de fazer a curva para me desviar dela, acabei por não ter dificuldades, fui andando bem e só precisei de me apoiar na terapeuta no cimo da rampa, lá tem um pequeno desnível e desequilibrei-me ligeiramente, mas já me sinto confiante para o passar sem apoios, depois desci a rampa apoiado só no corrimão, na última vez que tinha tentado não consegui, tinha tido bastantes problemas com o joelho da prótese direita, mas hoje fiz bem as transferências de peso e consegui descer sem dificuldades, voltámos depois para o ginásio e fui novamente sem apoios, por último, quando cheguei ao ginásio fui para as barras treinar um pouco o equilíbrio em cima da tábua de Freeman e com a bola, no fim desse exercício acabei o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, muito positivo, o treino no passeio correu muito bem e vai-me ajudar a ser ainda mais autónomo só com uma canadiana. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...