Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Fisioterapia 143º dia (15 - 07 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a dar uma volta pelo hospital, mas desta vez fomos dar uma volta diferente, com outras dificuldades e novas formas de me desenrascar sozinho.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência quase nos 4,5 e fiz 1000 pedaladas, a seguir levantei-me, fui com a terapeuta e o outro Sr. amputado do outro dia dar uma volta, fui novamente só com uma canadiana, saímos do ginásio e subimos logo as escadas dentro do pavilhão, depois saímos pela porta que existe naquele patamar e que tem um degrau bastante alto, eu desci-o apoiado na porta, a seguir o piso era bastante irregular e de calçada, fui andando mais devagar naquela parte, mas sem grandes dificuldades, depois voltamos para a estrada e demos a volta a um pavilhão, aquele das escadas que desci na quarta-feira, nesta volta tive bastantes dificuldades por causa da inclinação lateral que existe em algumas partes, fiquei com as costas bastante cansadas e a doer, quando demos a volta ao pavilhão seguimos em frente e parámos no cimo da rampa a descansar enquanto a terapeuta foi ao ginásio ver se estava tudo em ordem, quando ela voltou descemos uma rampa em direcção ao pavilhão de oftalmologia, aquela rampa era bastante inclinada e desci-a toda apoiando a mão esquerda à parede, desta forma consegui descer bem e sozinho, depois entrámos no pavilhão e descemos umas escadas para a parte das consultas de oftalmologia e fomos dar a um corredor, bastante estreito e estava cheio de pessoas, andar no meio de tantas pessoas era mais um desafio para nós e conseguimos sem problemas, a seguir saímos para a rua e fomos em direcção a uma escadaria de pedra muito antiga, subi-a apoiando a mão esquerda na parede, mas estava com receio que a canadiana escorrega-se na pedra, para além de muito antiga também está muito polida, por isso a terapeuta veio para trás de mim, depois subi sem problemas, depois passámos uma porta e fomos dar a um corredor muito grande que vai dar à parte por onde tínhamos entrado, ali já estava a conseguir andar mais rápido, subir e descer escadas, assim como as rampas dão-me muita confiança quando ando a direito, a partir dali subimos uma rampa e descemos a outra para o nosso pavilhão, nas duas apoiei a mão esquerda à parede e não tive dificuldade nenhuma, por último fomos para o ginásio e sentei-me a descansar.

Mais tarde fui com uma canadiana até ao corredor grande para andar sem apoios, quando lá cheguei larguei-a e comecei a andar, correu bastante bem, fui conseguindo avançar bem a prótese direita, também consegui fazer os movimentos com os braços e precisei de me apoiar poucas vezes, o que também já começo a fazer é reduzir a velocidade com a prótese direita sempre que faço aquelas acelerações, é muito bom fazer isso, é mais uma coisa que me dá confiança para andar sem apoios. Andei por ali durante alguns minutos, atravessei todo o corredor cerca de 6 vezes, depois voltei para o ginásio e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, o meu maior problema continua a ser andar em pisos com inclinação lateral, o esforço nas costas é muito grande e a única forma que consigo alivia-las é fazendo várias pausas pelo caminho, tirando isso tenho vindo a melhorar bastante em todas as situações. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...