Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Fisioterapia 142º dia (13 - 07 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei para a fisioterapia, já foi feito o enchimento na prótese direita e queria ver se já notava a diferença, no treino voltei a dar uma volta muito grande pelo hospital e nela deu para treinar em muitos pisos diferentes, em escadas e em rampas.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, estava decidido a reduzir muito o tempo que demoro a fazer este treino e por isso a cadência foi muito forte, coloquei a resistência nos 4,5 e fiz as 1000 pedaladas em 10m20s, o meu objectivo era fazer em 10m, mas não consegui, de qualquer forma reduzi 1m34s ao tempo que tinha feito na segunda-feira, a seguir fui com outro amputado e com a terapeuta dar uma volta pelo hospital, nunca tinha dado uma volta destas só com uma canadiana, por isso era algo que me deixava um pouco apreensivo, começámos por subir a rampa, eu subi sem me apoiar no corrimão, a seguir fomos em frente e passamos ao lado do pavilhão das consultas externas, nessa parte o piso tem uma inclinação lateral para o lado esquerdo, era bastante difícil andar assim e o esforço nas costas era enorme, quando cheguei ao fundo da rampa que fica a seguir ao pavilhão das consultas externas já estava muito cansado e com dores nas costas, mas continuei na mesma, subimos a seguir a rampa, subi-a sempre apoiado no corrimão, assim apoiado deu para descansar as costas, a seguir virámos à esquerda e o piso nesta parte tinha uma inclinação lateral para o lado direito, com a inclinação para este lado dificulta-me ainda mais, era muito mais difícil avançar a prótese direita e para além disso tinha de conseguir dar o impulso para cima dela para poder avançar a esquerda, não foi nada fácil, voltei a ficar com dores nas costas e bastante cansado, a seguir virámos à direita e apanhamos uma pequena rampa a subir, ali já deu para descansar um pouco, mas fui parando várias vezes pelo meio, depois finalmente o piso ficou direito, consegui andar melhor, mais rápido e deixei de ter dores nas costas, entretanto entrámos num pavilhão e descemos umas escadas, desci-as apoiado ao corrimão, foi muito fácil, seguimos depois pelos corredores e fomos dar a umas escadas onde já fui várias vezes, as do serviço 11, estávamos no 1º andar e tivemos de descer, o corrimão era muito baixo, eu para me apoiar nele tinha de me baixar bastante e não dava para descer de frente, por isso optei por descer agarrado a ele e de lado, consegui sem grandes problemas, a seguir saímos do pavilhão e desci o último degrau e o passeio apenas com a canadiana, hesitei um pouco mas consegui, a partir dali era a direito e consegui andar muito bem, a prótese direita estava a avançar muito bem e consegui andar mais rápido, depois desci a rampa apoiado ao corrimão e fomos até ao ginásio, ao chegar lá sentei-me e estive a descansar.

Mais tarde fui até ao corredor grande para andar sem apoios, mas ainda estava tão cansado que a primeira coisa que fiz foi sentar-me numa cadeira que lá estava, ao fim de uns minutos levantei-me e comecei comecei a andar sem apoios, fiz parte do corredor e depois a terapeuta deu-me a bola, fiz até ao fim do corredor a dribla-la, dei a volta e fiz novamente todo o corredor, mas tive de me apoiar várias vezes e ainda a deixei cair uma vez, quando cheguei ao fundo parei de driblar a bola, agarrei-a e levei-a de volta para o ginásio, ao chegar lá fui um pouco para as barras treinar o equilíbrio em cima da Tábua de Freeman e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, o enchimento da prótese direita está muito bom, dá-me mais confiança e apesar de todas as dificuldades o dia foi muito positivo. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...