Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Fisioterapia 162º dia (14 - 09 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive mais um dia muito cansativo, não parei nem um bocadinho, fui fazendo muitos exercícios e no final os músculos dos braços até estavam a tremer sozinhos.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, sentei-me na cadeira da pedaleira de braços, coloquei a resistência nos 4,5 e fiz 1000 pedaladas, de seguida levantei-me e fui até às barras, agarrei na tábua de Freemen e estive a fazer 3 exercícios de equilíbrio, no primeiro fui-me equilibrando apenas em cima da tábua, a seguir agarrei na bola e estive-a a mandar contra a parede, hoje correu muito bem e consegui mandar 34 vezes seguidas sem um único apoio, nunca tinha conseguido tantas vezes seguidas, o último exercício que fiz em cima da tábua foi aquele em que mando a bola contra a parede, a seguir rodo-a à volta da cintura e envio-a novamente contra a parede, consegui 5 vezes seguidas sem me apoiar, a seguir arrumei a tábua de Freemen, juntei as próteses uma à outra e estive a dar um pequeno passo para a frente e para trás com a prótese esquerda, este foi a meu último exercício ali nas barras, a seguir agarrei na bola e numa canadiana, saí do ginásio pela porta que dá para o pátio, desci aquele degrau com a bola na mão e dei um pequeno toque na porta, toque esse que nem era necessário, depois fui até ao circuito dos pinos que a terapeuta tinha feito ali no pátio, fiz o circuito para os dois lados e segui para o corredor grande, lá pousei a bola e a canadiana, e estive a andar sem apoios, atravessei o corredor 7 vezes, pelo meio tive de me desviar duas vezes para o meio do corredor, para passar ao lado de outro biamputado, estava com algum receio, mas consegui sem problemas, a seguir atravessei o corredor mais uma vez, agora de costas, continua a ser muito difícil, voltei a parar várias vezes e ainda não consigo dar muitos passos sem me desequilibrar, quando cheguei ao fundo agarrei na bola e estive a dribla-la, atravessei o corredor 6 vezes dessa forma, mais duas vezes com a bola nas mãos e os braços esticados para a frente, na primeira vez correu bem, mas na segunda tive vários desequilíbrios e precisei de me apoiar algumas vezes no corrimão, quando cheguei ao fim do corredor agarrei na canadiana e voltei para o ginásio.

Ao chegar ao ginásio fui até à marquesa, deitei-me nela e estive a fazer 3 exercícios com os pesos de 4kg, agarrei em dois, um em cada mão, levantei os dois braços para cima e com eles esticados abri-os ao máximo, fiz 100 repetições seguidas desse exercício, a seguir fiz mais 50 de outro exercício, levantei também os braços, mas desta vez dobrei só o cotovelo e os pesos passavam ao lado da cabeça, para o último exercício na marquesa sentei-me e fiz 50 repetições a treinar o bicip, a seguir levantei-me e fui até ao degrau para o pátio, para treinar a subi-lo sem qualquer apoio, nas primeiras vezes não consegui, não estava a conseguir equilibrar-me bem e não estava a conseguir dar impulso para subir, aos poucos fui conseguindo equilibrar-me melhor, também fui conseguindo dar o impulso necessário para subir, mas hoje precisei de tocar na porta depois de subir, mas só quando tinha de parar, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia, acabei bastante cansado, os músculos dos braços até estavam a tremer por causa do esforço, gosto muito quando isso acontece, é sinal que o esforço foi muito grande e fez efeito. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

1 comentário:

Smareis disse...

Vi seu link no blog da Madalena e vim conhecer e ja estou seguindo.Lendo seu relato me emocionei muito, mas o importante e nunca desistir, mesmo que o cansaço tome conta da alma, e os braços pedem por socorro. Mesmo cansado por tantos esforço sei que esta feliz por ter tido força pra passar por essa etapa de exercícios. Meu desejo é que você consiga sempre o seu objetivo diário. Nunca desista , mesmo que o cansaço brigue com suas forças. Desejo um belo domingo, com encantada semana. Beijo grande!
Smareis

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...