Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

domingo, 4 de setembro de 2011

Fisioterapia 157º dia (02 - 09 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia desta semana, foi por isso um dia cheio de trabalho, onde dei continuidade aos exercícios que tenho vindo a fazer e pela primeira vez consegui fazer um na totalidade.

Comecei o dia a descer a rampa e a seguir fui até às barras, lá cheguei-me bastante para a frente, agarrei na bola e estive a manda-la o mais que conseguia para cima, a seguir agarrei na tábua de Freeman e estive a treinar o equilíbrio em cima dela, mandando a bola contra a parede, no fim desse exercício agarrei na bola e na canadiana e fui até ao corredor grande, quando lá cheguei encostei as duas coisas e estive a andar durante algum tempo sem apoios, depois agarrei na bola e estive a dribla-la, dessa forma atravessei o corredor para os dois lados, a seguir segurei a bola com as duas mãos, estiquei os braços para a frente e estive a andar, voltei a atravessar duas vezes o corredor, a primeira correu bem, mas na segunda tive de parar várias vezes, isso porque este exercício exige muito esforço da zona lombar e tinha de parar para descansar alguns segundos, quando acabei o exercício fui até à outra ponta do corredor para que quando voltasse para trás fosse a fazer um exercício novo, já o tinha feito na quarta-feira, mas na altura quando escrevi o texto tinha-me esquecido dele, nesse exercício tinha de andar de costas e atravessar todo o corredor, na quarta-feira tive muitas dificuldades, tive de me apoiar praticamente em todos os passos, hoje já correu um pouco melhor, não precisei de me estar sempre a apoiar e consegui dar alguns passos seguidos, o último exercício que fiz ali no corredor foi com a terapeuta por perto, ela montou o circuito dos pinos para eu o percorrer também sem apoios, hoje os pinos estavam mais juntos e isso aumentava o grau de dificuldade, mas correu bastante bem, passei todos os pinos, dei a volta e passei-os novamente para o outro lado, em todo o percurso só precisei de me apoiar uma única vez, foi numa curva mais apertada em que também não estava muito perto da parede, a seguir agarrei na canadiana e voltei para o ginásio, quando lá cheguei fui para o degrau que dá acesso ao pátio, voltei a tentar subir o degrau sem qualquer apoio e hoje finalmente consegui subir sem tocar com o dedo na porta, já conseguia fazer tudo, mas acabava sempre por tocar na porta com o dedo, faltava ali um bocadinho de confiança, mas hoje finalmente consegui, mesmo assim nas primeiras vezes acabava por ter de me apoiar já cá em cima, para parar, mas ao fim acabei por conseguir subir e parar sem qualquer apoio, foi excelente, mais um passo em frente para atingir o meu objectivo, para finalizar o meu treino fui-me deitar na marquesa, agarrei em dois pesos de 4kg cada e fiz 100 repetições seguidas de um exercício em que tinha de abrir os braços, mais 50 repetições, também seguidas de outro exercício para treinar o tricip, os braços estavam esticados para cima e apenas dobrava os cotovelos para os pesos passarem quase encostados à cabeça, no fim desse exercício acabei o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, não parei nem um bocadinho, fiz muitos exercícios, tenho vindo a melhorar de dia para dia e pela primeira vez consegui fazer aquele exercício de subir o degrau sem qualquer apoio e sem tocar em lado nenhum. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...