Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

domingo, 18 de setembro de 2011

Fisioterapia 163º dia (16 - 09 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia desta semana, fiz mais ou menos os mesmos exercício que faço habitualmente e fui dar um pequeno passeio.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência nos 4,5 e fiz 1000 pedaladas, a seguir fui até às barras, agarrei na tábua de Freemen e estive a treinar o equilíbrio em cima dela, depois a terapeuta deu-me a bola e estive a manda-la contra a parede, este exercício correu bem, na maioria das vezes consegui mandar à volta de 15 vezes seguidas e no máximo consegui 27, a seguir fiz o outro exercício em que rodo a bola à volta da cintura depois de a enviar à parede, este exercício também correu bem, uma vez consegui mandar 7 vezes seguidas sem me apoiar, a seguir encostei a bola e a tábua de Freemen, juntei as próteses e estive a treinar aquele passo para a frente e para trás durante algum tempo, esse foi a último exercício que fiz ali nas barras, a seguir agarrei na canadiana e na bola e fui até ao corredor, ao chegar lá estive a encostar todas as cadeiras de rodas e as duas primeiras encostei-as ainda com a bola na mão, quando acabei de as encostar todas larguei a canadiana e estive a andar sem apoios, atravessei o corredor várias vezes, mas estava muito calor ali, por isso vim com outro amputado até cá fora e pedimos à terapeuta para nos deixar dar um pequeno passeio, fomos os dois até um lago (fonte) que existe nas traseiras do nosso pavilhão, eu subi a rampa toda com a canadiana e sem tocar no corrimão, depois virámos à esquerda e seguimos em frente, quando chegámos ao pé do lago tivemos de subir o passeio, consegui subir sem dificuldades, depois dei uma volta ao lago, nessa volta tinha algumas dificuldades, no início tive de passar por uma parte com uma inclinação lateral da direita para a esquerda, que é a mais difícil para mim, depois apanhei uma parte com alguns buracos, na última dificuldade tinha de passar por baixo de umas folhas grandes de uma árvore que está lá, o mais difícil foi mesmo passar naquela primeira parte com a inclinação lateral, o resto acabou por ser simples, depois desta volta ao lago voltámos para o pavilhão, desci o passeio sem dificuldades e a rampa desci-a apoiado ao corrimão, quando entrei no pavilhão virei para a esquerda e fui para o corredor grande, encostei a canadiana, agarrei na bola e atravessei o corredor 4 vezes a driblar a bola, depois agarrei na canadiana e trouxe a bola para o ginásio, quando lá cheguei fui para a marquesa, deitei-me, agarrei nos pesos de 4kg e fiz 100 repetições seguidas de um exercício em que tinha de abrir os braços, depois fiz 50 seguidas daquele exercício em que tenho os braços esticados para cima e dobro só os cotovelos, os pesos passam ao lado da cabeça e voltam a subir, por último fiz mais 50 repetições seguidas para treinar o bicip, no final destes exercícios acabei o meu treino.

Foi assim o meu último dia de fisioterapia desta semana, voltei a fazer os mesmos exercícios e aproveitei para dar um pequeno passeio, era algo que já não fazia à algum tempo. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...