Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Fisioterapia 159º dia (07 - 09 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a ter um dia muito preenchido, desde que comecei o treino até ao fim estive sempre a fazer exercícios e aos poucos vou continuando a evoluir.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência quase nos 4,5 e fiz 1000 pedaladas, a seguir levantei-me da cadeira e fui até às barras, agarrei na tábua de Freemen e estive a treinar o equilíbrio, primeiro sem nada nas mãos e depois com a bola, mandando-a contra a parede, este exercício correu muito bem, consegui mandar a bola contra a parede bastantes vezes sem me apoiar e até consegui bater o meu record, mandei 20 vezes e logo de seguida consegui 22, depois deste exercício arrumei a bola e a tábua de Freemen, e estive a fazer aquele exercício em que junto as próteses o máximo que consigo, para depois dar um pequeno passo para a frente e para trás com a prótese esquerda, neste exercício já não sinto dificuldades, com este exercício acabei todos os que tinha de fazer nas barras, agarrei a seguir na canadiana e fui até ao pátio, a terapeuta tinha feito lá um circuito com as pinos e colocou-os muito juntos uns aos outros, assim não dava para tentar sem apoios, por isso tive de o fazer sempre com a canadiana, mas para dificultar ainda mais tentei percorre-lo o mais depressa que conseguia, correu bastante bem, mas as curvas para o lado esquerdo continuam a ser mais difíceis, quando acabei o circuito fui até ao corredor grande e estive com outro amputado a encostar todas as cadeiras de rodas a um canto, ao fazer isso acabamos por ter de fazer força de várias formas, para os lados, inclinados para a frente e até a andar de lado, em tudo o que fazemos acabamos por treinar e ir ganhando confiança, quando acabámos de encostar as cadeiras ficámos com muito mais espaço para andar, encostei então a canadiana e estive a andar sem apoios, fui tentando fazer sempre o que tenho vindo a fazer, movimentos naturais dos braços, passos idênticos e olhar em frente, atravessei assim o corredor cinco vezes, depois atravessei-o outra vez, mas a andar de costas, hoje consegui andar um bocadinho melhor, já foi mais fácil recuar a prótese do lado direito e fui-me equilibrando melhor, a seguir a terapeuta levou-nos a bola, eu percorri todo o corredor quatro vezes a dribla-la e mais duas a andar com a bola nas mãos, com os braços esticados para a frente e a olhar para a frente, neste exercício para um dos lados fui muito bem, mas para a outro já me estavam a doer as costas e por isso tive de ir parando, no fim do exercício agarrei na canadiana e fui até ao ginásio, mais precisamente até ao degrau para o pátio, para o tentar subir sem apoios, inicialmente não foi nada fácil, metia o pé da prótese esquerda em cima do degrau, mas não estava a conseguir dar o impulso, fui insistindo e acabei por conseguir, no fim consegui algumas vezes seguidas sem me apoiar, quando acabei este exercício acabei também o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, treinei bastante, fiz muitos exercícios e tenho continuado a evoluir bem. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...