Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Fisioterapia 165º dia (21 - 09 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltou a minha terapeuta das merecidas férias, por isso o meu treino acabou por ser diferente do habitual e caí pela primeira vez.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência quase nos 4,5 e fiz 1000 pedaladas, a seguir fui para a barras, agarrei na tábua de Freemen e estive a treinar o equilíbrio, depois fiz o mesmo mas com bola, enviando-a contra a parede, hoje correu muito bem, nunca tinha corrido tão bem, comecei logo a mandar mais de 20 vezes e consegui bater o meu record, consegui 70 vezes seguidas, depois saí de cima da tábua de Freemen juntei as próteses e estive a dar aquele pequeno passo em frente com a prótese esquerda, este exercício também correu bem, a seguir agarrei na bola e na canadiana, e fui até ao corredor grande, ao chegar lá encostei a canadiana e fui andando com a bola na mão, até ao fundo do corredor, pelo meio tive de me desviar para passar por outro biamputado, nessa altura a terapeuta disse-me para continuar pelo meio do corredor, dei-lhe a bola, ela meteu a bola no chão e tive de a passar com o pé para um amputado, fomos passando um para o outro durante algum tempo, a terapeuta metia a bola sempre em posições complicadas, mesmo para me obrigar a andar e posicionar de forma a conseguir chutar a bola, a seguir fui com a terapeuta até à rua, o alcatrão ali é muito rugoso, ao andar a direito não tive grandes dificuldades, mas depois quando tinha de dar a volta não conseguia, porque o pé da prótese direita ficava muito preso ao chão e eu acabava por ter de me apoiar para conseguir dar a volta, depois estive a andar de lado, para os dois lados e fui conseguindo sem precisar de me apoiar muitas vezes, entretanto a terapeuta foi até ao ginásio, eu continuei por ali a andar e a tentar dar as curvas sem me apoiar, ainda consegui uma vez, quando a terapeuta voltou subimos a rampa, subi apoiado no corrimão, no cimo da rampa tive de passar para o outro lado da estrada, em direcção aos lugares de estacionamento reservados para pessoas com mobilidade reduzida que existem ali, estavam os dois lugares desocupados, por isso era o local ideal para fazer alguns exercícios, no primeiro tive de passar por baixo de uma placa com as indicações dos serviços lá do hospital, para isso tinha de me inclinar para a frente, mas só conseguia inclinar o pescoço e assim não dava para passar, por isso tive de me agarrar a um dos ferros, passei para os dois lados, depois tive de passar entre essa placa e um poste da luz, mas só dava para passar de lado e não podia tocar, também passei para os dois lados e só toquei uma vez no poste, depois tive de passar os dois lugares a andar o mais rápido que conseguia, no entanto de vez em quando a terapeuta mandava-me parar e voltar a andar, atravessei-os assim para os dois lados, no exercício a seguir tive de contornar uns ferros que estavam lá, para separar os estacionamentos e para não deixarem outros carros estacionarem lá sem terem direito ao lugar, ao todo eram 5 ferros, consegui passar para os dois lados sem problemas, por último, só faltava descer a rampa, atravessei a estrada para ir até ao corrimão e descer a rampa, comecei a descer devagar e estava tudo a correr bem, até que ao chegar a meio da rampa destranquei o joelho esquerdo para dar o passo em frente, nessa altura o joelho direito destrancou-se e acabei por ir ao chão, foi a primeira vez que isto aconteceu, acabou por não ser uma queda grande, mas fiquei sentado em cima das próteses, só não caí desamparado porque estava apoiado no corrimão, depois a terapeuta e um dos tripulantes das ambulâncias do hospital levantaram-me, ajustei-me e continuei a descer a rampa, ao chegar ao fundo continuei a andar normalmente sem apoios e fui até ao ginásio, quando cheguei lá acabei o meu treino.

Foi assim o meu dia, foi excelente, consegui fazer coisas muito boas, sempre que andei na rua foi afastado de tudo, a confiança é cada vez maior e nem esta minha primeira queda mudou isso. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...