Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fisioterapia 178º dia (27 - 10 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei novamente a levar as duas canadianas para a fisioterapia, isso porque estava a chover de manhã e era arriscado levar só uma, o meu treino também foi condicionado pela chuva, mas deu para fazer vários exercícios e com bons resultados.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência no 5 e fiz 1000 pedaladas, depois fui até às barras, agarrei na tábua de Freemen e estive a treinar o equilíbrio, primeiro sem bola e mais tarde com ela, hoje consegui bater o meu record, foram 71 vezes seguidas sem precisar de me apoiar, a seguir encostei a tábua de Freemen, juntei as próteses e estive a dar um pequeno passo para a frente e para trás com a prótese do lado esquerdo, fazendo sempre a transferência do peso para cima da prótese esquerda, a seguir agarrei na canadiana e fui até ao corredor grande, a terapeuta foi comigo por precaução, uma vez que o chão estava molhado por causa da chuva, fui andando devagar e não tive problemas, ao chegar lá encostei a canadiana e estive a andar sozinho, sem qualquer apoio, percorri o corredor várias vezes, entretanto a terapeuta regressou e trouxe a bola com ela, comecei então a passar a bola para ela, mas antes de a passar dava um passo em frente, parava e só depois é que passava, fomos andando assim até ao fundo do corredor, depois comecei a andar e a passar ao mesmo tempo, sempre sem parar, desta forma é mais fácil, a seguir a terapeuta começou-me a passar a bola mais de lado e chegou mesmo a estar atrás de mim, eu não conseguia olhar para trás, nem mesmo olhar para o lado, só conseguia apanhar a bola porque me apercebia onde ela estava e dessa forma conseguia-a agarrar, entretanto a terapeuta foi até ao ginásio e eu continuei a andar por ali sozinho, sem me apoiar em nenhum lado, nem mesmo nas curvas, quando ela regressou deu-me e bola e disse-me de esticar os braços com a bola para cima, para começar a andar dessa forma, os primeiros passos foram complicados, mas depois fui andando melhor e ganhando confiança, depois parei no meio do corredor e dei-lhe a bola, mas tive de lha entregar nas mãos, mas ela foi trocando as mãos de posição, umas vezes mais em cima, outras mais em baixo e também mais para o lado, o mais difícil foi quanto tive de me tentar inclinar para a frente, não tenho confiança para me inclinar e por isso é muito difícil, a seguir tive de ir até ao meio do corredor, dando passos laterais, fui dando alguns passos para a direita e outras para a esquerda, até que parei mesmo no meio, nessa altura a terapeuta passava-me a bola, eu tinha de a rodar à volta da cintura e voltar a passar para ela, ela foi dificultando mais as coisas, porque foi mandando a bola para mais longe e eu tinha de esticar os braços para apanhar a bola, mas fui conseguindo apanhar sempre, depois voltei a andar e a passar a bola à terapeuta, mas desta vez a bater primeiro no chão, fui andando assim até ao fundo do corredor, depois a terapeuta meteu a bola no chão e fui-a chutando, primeiro até ao fundo do corredor e a seguir até ao ginásio, quando lá cheguei já lá estavam alguns médicos para a visita médica, acabei por isso ali o meu treino de hoje.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, embora estivesse a chover na rua, o corredor manteve-se seco e pude treinar sem grandes problemas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...