Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fisioterapia 172º dia (10 - 10 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou uma nova semana de fisioterapia, continuei com os progressos e a confiança do último treino e fiz alguns exercícios novos.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência quase nos 4,5 e fiz 1000 pedaladas, a seguir fui até às barras, subi para cima da tábua de Freemen e estive a treinar o equilíbrio, primeiro sem nada nas mãos, depois mandando a bola contra a parede, consegui várias séries de 30 e 40 repetições sem me apoiar, por último fui mandando a bola contra a parede e rodando-a de seguida à volta da cintura, hoje no máximo consegui 15 repetições seguidas, a seguir arrumei a tábua, juntei as próteses e fui dando um pequeno passo para a frente e para trás, correu bem este exercício, no fim agarrei numa canadiana e fui até ao pátio, a terapeuta tinha montado um circuito com os pinos, eu fiz-o 4 vezes, duas para cada lado, sem qualquer dificuldade e relativamente rápido, a seguir fui até ao corredor grande e estive a andar por lá durante algum tempo, passei várias vezes pelo outro sr. biamputado, tentei fazer sempre os movimentos com os braços e também fui olhando para a frente, depois chegou lá a terapeuta e montou ali um circuito com os pinos para nós voltarmos a fazer o exercício que tínhamos feito na última semana, andar de forma oblíqua entre os pinos, para a frente e para trás, eu fiz esse exercício para os dois lados com o auxílio de uma canadiana, correu bastante bem, as diagonais foram todas muito bem feitas, tanto para a frente como para trás, a seguir fiz novamente todo o percurso para um dos lados, mas desta vez a andar sempre de costas, quando cheguei ao fundo a terapeuta disse-me para fazer a última parte do exercício sem fazer as diagonais, para continuar na mesma de costas mas a fazer normalmente as curvas entre os pinos, consegui bastante bem, depois encostei a canadiana e continuei a andar normalmente pelo corredor, atravessei-o para os dois lados e ainda fui buscar uma canadiana ao outro lado do corredor para dar ao outro sr, ele ainda não consegue atravessar o corredor de um lado para o outro sem canadianas ou mesmo só com uma canadiana, consegui passar sem qualquer dificuldade e de forma bastante segura, a seguir percorri o corredor todo por aquele lado, até a terapeuta chegar ao pé de mim com uma bola, deu-ma para as mãos e fomos passando um para o outro até ao fim do corredor, depois disse-me para segurar a bola com as duas mãos junto da barriga e dar a volta, andar assim é bastante difícil, sempre que me desequilibro abro um braço ou os dois para me voltar a equilibrar, mas ao andar com a bola nas duas mãos e junto à barriga não era possível equilibrar-me dessa forma, tive de andar mais concentrado, percorri o corredor todo e só precisei de me apoiar na parede uma ou duas vezes, ao chegar ao fundo passei a bola para a terapeuta e ela disse-me para começar a andar com as mãos atrás das costas, não é nada fácil, voltei a ter o mesmo problema para me equilibrar e a postura não era a mais correcta, comecei a andar um pouco inclinado para a frente, acabei por conseguir fazer todo o corredor e só me apoiei na curva, mas ao chegar ao fim já me doía a zona da cervical por ter andado inclinado para a frente, agarrei depois na canadiana e voltei para o ginásio porque já lá estavam os médicos para a visita médica, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, voltei a passar o corredor de um lado para o outro sem qualquer problema e fiz exercícios novos que correram bem, principalmente aquele em que andei de costas a fazer o circuito dos pinos. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

1 comentário:

joao lopes disse...

grande norberto continua com o grande trabalho!

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...