Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fisioterapia 177º dia (25 - 10 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia excelente na fisioterapia, um dia repleto de novas pequena vitórias.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até às barras, agarrei na tábua de Freemen e treinei o equilíbrio durante alguns minutos, depois a terapeuta deu-me a bola e estive a manda-la contra a parede, correu bem, cheguei a mandar 45 vezes seguidas sem me apoiar, a seguir arrumei tudo, juntei as próteses e fui dando um passo para a frente e para trás com a prótese esquerda, passando o peso para cima da prótese esquerda quando a avançava, quando acabei este exercício agarrei na canadiana e na bola e fui até ao corredor grande, encostei a canadiana e estive a andar sem apoios, entretanto a terapeuta chegou lá com os pinos, montou um circuito com eles e eu fui andando sem canadianas, percorrendo-o todo aos ziguezagues, com a terapeuta ao meu lado, depois dei a volta, passei o primeiro pino e a terapeuta disse-me para esperar por ela que ela tinha de ir ao ginásio, encostei-me ao corrimão, mas como me sentia bastante confiante decidi continuar o exercício, comecei devagar e acabei por conseguir acabar o exercício, a seguir fiz o mesmo percurso, mas desta vez com a canadiana e a andar de costas, consegui fazer tudo sem problemas, depois pousei a canadiana e fiz mais uma vez todo o percurso a andar de frente e sem qualquer apoio, quando cheguei ao fim chegou também a terapeuta e disse-me para fazermos um exercício novo, tive de fazer novamente todo o percurso, mas desta vez num dos pinos andava para a frente e no outro para trás, sem canadianas, para a frente não tive qualquer dificuldade, mas para trás foi muito diferente, nunca tinha andado dessa forma sem ser junto ao corrimão e mesmo aí não consigo dar muitos passos, sempre que tinha de andar para trás a terapeuta estava muito próxima de mim, para o caso de eu me desequilibrar, em todo o percurso só precisei de me apoiar duas vezes nela, o que foi muito bom, tendo em conta que nunca tinha andado assim, a seguir fiquei a andar por ali mais um bocado sozinho, percorri o corredor todo para os dois lados, voltei a fazer o circuito dos pinos e andei bastante tempo afastado das duas paredes, depois a terapeuta disse-me para fazer tudo o que ela fazia, tive de dar passos para os dois lados, para a frente, encostar o pé da prótese e a anca à parede, depois afastar-me, também tive de encostar o pé ao pé dela e a seguir começou-me a dizer para chutar os pinos, no início comecei a chutar devagar e a terapeuta disse para voltar a chutar, foi assim até o pino tombar, depois ela encostou esse e disse-me para andar até ao outro e chuta-lo, comecei então a tombar todos, quando já não havia mais a terapeuta foi levantando-os para eu voltar a chutar, fui assim até ao fundo do corredor, depois entrámos pela sala de espera do ginásio grande e seguimos pelo ginásio, até agora sempre que passava pelo ginásio grande tinha de me apoiar em algum lado, isso porque o piso é diferente, ligeiramente almofadado, o que altera a forma como o pé assenta no chão e dificulta o equilíbrio, mas hoje consegui passar sem qualquer desequilíbrio, sem tocar em lado nenhum e ainda tive de passar por cima de um fio da luz, depois saímos para o pátio e a terapeuta agarrou numa mangueira que existe ali e colocou-a para o meio, a seguir tive de passar por cima da mangueira, nas primeiras vezes pisei-a e até tive alguns desequilíbrios, mas depois tentei e consegui passar por cima dela sem lhe tocar, andei ali às voltas para passar por cima da mangueira, a terapeuta esteve sempre perto de mim e só precisei de me apoiar nela duas vezes, depois disse-me para esperar ali um bocadinho, eu estava no meio do pátio, sem nenhum apoio por perto, fiquei ali cerca de 5 minutos parado, no início foi muito fácil, mas aos poucos fui perdendo a confiança, precisei de focar pontos para me equilibrar e no fim já estava muito inseguro, com os braços abertos, nem conseguia focar nenhum ponto, já estava a chegar ao limite, estive quase para chamar a terapeuta, mas ela chegou a tempo, a seguir voltei a dar a volta e a passar por cima da mangueira mais algumas vezes e seguimos até ao ginásio, ao chegar lá eu parei logo na entrada e a terapeuta foi ter com outros amputados, eu precisava de atravessar o ginásio, mas não me estava a sentir seguro, então a terapeuta disse a uma auxiliar para me ir a "fazer sombra", que nem precisava de estar muito perto de mim, dessa forma consegui atravessar o ginásio até onde queria, a seguir fui até à porta na outra ponta do ginásio e voltei para o outro lado, pelo meio fui tendo alguns obstáculos que ultrapassei sem dificuldade, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, cheio de exercícios, muitos deles novos e no corredor já arrisco a fazer muitas coisas sozinho, como foi o caso do circuito dos pinos que nunca tinha feito sem apoios sozinho, mas onde ainda não em sinto confiante acabo por bloquear um pouco e preciso de tal "sombra" para me transmitir confiança. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...