Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Fisioterapia 175º dia (18 - 10 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana de fisioterapia, a partir desta semana já só vou dois dias por semana, à Terça-feira e Quinta-feira, por isso aproveito ainda mais o tempo de fisioterapia, hoje acabei o treino já completamente de "rastos", mesmo muito cansado.

Já deixei definitivamente uma das canadianas, por isso fui só com uma para o Hospital, desci a rampa apoiado ao corrimão e fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência quase no 5 e fiz 1000 pedaladas, a seguir a terapeuta disse-me para ir até ao pátio, ela tinha lá montado um circuito diferente do habitual, para descer o degrau do ginásio para o pátio precisei de fazer um pequeno apoio na parede, segui então para ao pé da terapeuta, ela estava junto a uma parte do circuito com vários paus no chão, paus esses que estavam paralelos uns aos outros, formando um pequeno corredor, simulando dois muros, eu tive de passar por ali a andar de lado e a canadiana também tinha de ir no meio dos paus, atravessei primeiro a andar para a esquerda e só dei um pequeno toque num dos paus quando estava a chegar ao fim, a seguir fiz o percurso para a direita e voltou a acontecer o mesmo no fim, um ligeiro toque praticamente no último passo, a seguir a terapeuta teve de ir tratar de outros doentes e eu fiquei a andar pelo resto do circuito, atravessei-o para os dois lados, depois fui para o degrau da entrada do ginásio e estive a tentar subi-lo sem canadiana e sem me apoiar, já à muito tempo que não fazia este exercício, acabei por nunca conseguir subir sem dar um ligeiro toque, no início também tive dificuldade para dar o impulso e subir, mas mesmo assim acabou por ser positivo, entretanto chegou lá a terapeuta, disse-me para me virar para ela e começar a andar sem canadiana, atravessámos o pátio, fiz o circuito dos pinos sem canadianas para os dois lados, consegui fazer todo o circuito sem tocar nos pinos e só precisei de me apoiar ligeiramente na terapeuta duas vezes, a seguir a terapeuta disse-me para ficar perto da parede enquanto ela ia fazer uma coisa ao ginásio, fui ficando por ali, mas o sol estava forte e decidi começar a andar até à porta do ginásio, segui sempre encostado à parede, inseguro, mas fui tentando andar a apoiar-me o mínimo possível, com a insegurança que sentia não dava muitos passos, mas o importante é que consegui andar sozinho ao longo de duas paredes até chegar à porta do ginásio, a seguir agarrei na canadiana e fui até ao corredor grande, a terapeuta disse-me para fazer todo o corredor a andar de costas, com a canadiana, consegui bastante bem, nunca tive a tendência de afastar as próteses, também nunca precisei de me apoiar e nunca me desequilibrei, quando cheguei ao fundo a terapeuta deu-me a bola e disse-me para começar a dribla-la, nesta altura já sem qualquer apoio, atravessei o corredor todo para os dois lados, depois encostei a bola e estive apenas a andar sem apoios, fiz o corredor várias vezes e nas curvas nunca me apoiei no corrimão, a seguir a terapeuta deu-me novamente a bola e estivemos a passar um para o outro, com a bola a bater sempre primeiro no chão, fui andando assim até ao fundo do corredor, depois ela disse-me para fazer um exercício muito difícil, andar com a bola atrás das costas, tive de atravessar todo o corredor dessa forma, os primeiros passos foram muito difíceis, depois comecei a andar melhor, fiz todo o corredor e só me apoiei umas 2 vezes, nenhuma delas por desequilíbrio, mas sim para aliviar as costas, ao andar assim fazia-me doer bastante as costas na parte de cima, quando cheguei ao fim a terapeuta disse-me para dar a volta, ainda com a bola nas costas, eu tentei, fiz um esforço muito grande, mas não consegui, ao estar com a bola atrás das costas ficava um pouco inclinado para a frente e já não conseguia avançar a prótese direita, acabei por ter de me apoiar ao corrimão para dar a volta, oo último exercício que fiz foi a chutar a bola, a terapeuta foi colocando a bola à minha frente, eu fui andando e posicionando-me de forma a conseguir chutar a bola, fomos assim até ao fundo do corredor, demos a volta lá no fundo da mesma maneira, voltámos a travessar o corredor todo, seguimos pelos corredores pequenos e só me apoiei na porta do ginásio, entrámos no ginásio, sempre a fazer o mesmo exercício e a terapeuta disse-me para parar mesmo no meio, sem ninguém por perto nem nada onde me pudesse apoiar, fiquei por ali cerca de 3 minutos parado, no início estava muito bem, mas aos poucos fui perdendo a confiança, tive de começar a abrir os braços para me ajudar a equilibrar e já estava a sentir que se ficasse mais algum tempo acabava por cair, era tudo psicológico, mas o que é certo é que já andava a abanar para a frente e para trás, assim que a terapeuta chegou ao pé de mim, meteu o braço dela ao alcance do meu e comecei a andar como se não tivesse chegado a parar, continuei então a andar até à parede e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, já acabei completamente de rastos, fiz muitos exercícios, uns novos, outros que já não fazia à bastante tempo, mas acabei o treino com um sentimento de dever cumprido, porque correu muito bem. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...