Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Fisioterapia 173º dia (12 - 10 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia diferente na fisioterapia, aproveitámos este tempo fantástico que está agora e fomos dar um passeio pelo hospital. Na parte da tarde fui a uma consulta de cirurgia vascular para ver como está agora o braço esquerdo.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência quase no 5 e fiz 1000 pedaladas, a seguir fui até às barras, agarrei na tábua de Freemen e estive a treinar o equilíbrio enquanto falava com uma médica que vai estar connosco durante 3 meses, fomos falando sobre o acidente, o processo de reabilitação, todo o caminho que tenho vindo a fazer desde o primeiro dia ali na fisioterapia (quase 2 anos) e também sobre todos os desportos que faço frequentemente (canoagem de competição, kitesurf, ginásio e handbikes), entretanto a terapeuta disse-me para ir-mos dar uma volta e para eu levar uma canadiana, fui andando até à rua e subi a rampa sem me apoiar no corrimão, depois virámos à direita e descemos outra rampa em direcção ao pavilhão de Oftalmologia, a rampa desci-a com uma mão na parede, a partir de meio nem precisava de apoiar a mão, mas preferi manter-me em segurança, uma vez que a borracha da canadiana estava muito gasta, entrámos no pavilhão e assim que meti a canadiana numa parte de mosaico liso ela escorregou, mas aguentei-me bem e ninguém se apercebeu, continuámos a andar até às escadas de ferro, desci-as apoiado ao corrimão e com a canadiana na mão direita, foi muito simples, para subir também foi muito fácil, a seguir voltámos para trás subi a rampa apoiado apenas na canadiana, mesmo na parte mais inclinada, parei depois encostado ao corrimão enquanto a terapeuta foi até ao ginásio, quando regressou estive a andar sem canadianas, tive de passar primeiro uma parte para o escoamento da água das chuvas, aí precisei de me apoiar na mão da terapeuta, virámos à esquerda e a partir dali fui sempre sem em apoiar, andámos cerca de 30 metros, dei a volta e voltámos para trás, ao dar a volta também não precisei de me apoiar na terapeuta, o piso ali não era completamente direito, tinha uma pequena inclinação lateral que não me afectava no equilíbrio, mas a prótese direita raramente passava para a frente da prótese esquerda, mas correu bem, ao chegar outra vez à parte onde comecei a andar sem apoios, também tive de me apoiar na terapeuta, tentei aguentar o máximo, mas precisei de um ligeiro toque na mão dela, a seguir desci a rampa com a canadiana na mão esquerda e apoiado no corrimão, continuei até à entrada do ginásio, encostei a canadiana, fui sozinho até ao fundo do corredor grande e voltei para trás, neste percurso não em senti muito confiante, a prótese esquerda estava um pouco rodada para fora, a forma de apoiar o pé no chão era diferente e isso dificultou bastante, mas acabei por conseguir atravessar os corredores até ao fundo, regressar para a porta do ginásio e ainda atravessei para o lado esquerdo e para o lado direito, a seguir entrei no ginásio e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, foi diferente, fomos dar uma volta pela rua e pelo serviço de Oftalmologia, andei com uma canadiana e sem nenhuma, fui às escadas e às rampas, acabou por ser um treino bastante completo. Na parte da tarde fui a uma consulta de cirurgia vascular para ver como está o meu braço esquerdo, o médico disse que estava muito melhor, a diferença é muito grande em relação à última consulta à 6 meses. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...