Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Fisioterapia 176º dia (20 - 10 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive mais um dia muito intenso, fiz muitos exercícios, alguns deles novos, com eles vou aumentando a minha confiança.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, hoje um dos amputados desafiou-me a aumentar mais a resistência, tentar meter no 8 que é máximo, eu disse que iria tentar, mas que não dava para fazer as 1000 pedaladas, a pedaleira não está fixa, por isso não deu para fazer com uma resistência tão alta, tive de baixar para os 6 e dessa forma só consegui fazer 300, depois baixei a resistência para os 4,5 e fiz mais 200, a seguir fui até às barras, agarrei na tábua de Freeman e estive a treinar o equilíbrio, depois agarrei na bola e comecei-a a manda-la contra a parede, hoje não consegui mandar muitas vezes seguidas, no máximo foram apenas cerca de 30 repetições, ao fim de alguns minutos arrumei a tábua e a bola, juntei as próteses e estive a dar um pequeno passo apara a frente e para atrás com a prótese esquerda, consegui fazer bem este exercício e fiz bem a transferência de peso para cima da prótese esquerda, no fim deste exercício agarrei na canadiana e fui até ao corredor, ao chegar lá tive de encostar todas as cadeiras de rodas, já não tenho qualquer dificuldade em fazer isso, depois encostei a canadiana e estive a andar sem apoios, atravessei o corredor para os dois lados, depois a terapeuta chegou lá com a bola, disse-me para segurar nela com as duas mãos e andar com ela encostada à barriga, percorri todo o corredor para os dois lados dessa forma, depois fiz o mesmo para os dois lados, mas desta vez com a bola atrás das costas, neste exercício precisei de parar várias vezes para descansar a zona das omoplatas, ficava muito cansado e com uma dor desconfortável, mas nunca precisei de me apoiar no corrimão, a seguir voltei a percorrer o corredor para os dois lados sem apoios, quando cheguei ao fundo a terapeuta deu-me a bola e disse-me para levantar e esticar os braços acima da cabeça e começar a andar, o primeiro passo é muito difícil de dar, mas a partir dai volto ao normal, à medida que ia andando a terapeuta ia-me dizendo para lhe dar a bola com as duas mãos, ela ia trocando de sítio e colocava as mãos dela em alturas diferentes para ser ainda mais difícil, mas acabou por correr bem e só precisei de me apoiar uma vez, a seguir estive a driblar a bola e percorri todo o corredor, depois encostei a bola de estive a andar mais um pouco sem apoios, atravessei o corredor novamente para os dois lados, depois fiz todo o corredor a andar para a direita e para a esquerda, andando aos ziguezagues, nunca tinha feito este exercício sozinho e acabou por correu muito bem, só precisei de tocar na parede logo na primeira vez que passei para um dos lados, depois nunca mais toquei e fiz muito bem as curvas, quando cheguei ao fundo aproximei-me do corrimão e fiz novamente todo o corredor, mas desta vez a andar de costas, correu muito bem, numa das partes até consegui dar bastantes passos sem me desequilibrar e apoiar no corrimão, entretanto quando acabei este exercício chegou lá a terapeuta, foi metendo a bola no chão e fui-a chutando, fizemos o corredor para os dois lados e quando acabámos já estava na hora da visita médica, agarrei na canadiana e fomos até ao ginásio, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, fiz bastantes exercícios, tem corrido tudo bastante bem e a confiança é cada vez maior. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...