Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

domingo, 16 de outubro de 2011

Fisioterapia 174º dia (14 - 10 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia desta semana, pela primeira vez fui só com uma canadiana para o hospital, o treinp hoje foi bastante diferente do normal, demos uma volta pelo hospital em ultrapassámos vários tipos de obstáculos, um deles merecia mesmo ter ficado registado através de uma fotografia.

Comecei o dia a descer a rampa, como ia só com uma canadiana desci-a apoiado ao corrimão, a seguir fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência quase no 5 e fiz 1000 pedaladas, de seguida fui até às barras, subi para cima da tábua de Freemen e estive a treinar o equilíbrio, depois fui buscar a bola, voltei a subir para cima da tábua e fui mandando a bola contra a parede, hoje correu muito mal este exercício, nunca consegui chegar às 20 vezes seguidas e a maior parte das vezes nem passei das 10, a seguir arrumei a bola e a tábua de Freemen, agarrei na canadiana e fui com a terapeuta e mais três amputados dar um passeio, saímos do nosso pavilhão, subimos a rampa, eu subi-a toda sem me apoiar no corrimão, virámos à esquerda e fomos por cima do passeio, este passeio tem estado em obras, por isso havia zonas em que as pedras da calçada estavam encostadas, tive de passar de lado nessa parte, mais à frente tive de passar no meio da terra e continuei até poder voltar a subir para cima da calçada, nessa altura a terapeuta foi buscar uma Sra amputada, enquanto isso esperámos por elas ali sentados nuns bancos, quando elas chegaram a Sra amputada sentou-se e nós fomos dar uma volta com a terapeuta, volta essa que tinha várias dificuldades, levantámos-nos dos bancos, atravessámos a calçada e também a parte que estava sem as pedras, descemos o passeio e seguimos para estrada, depois virámos à esquerda e andamos alguns metros, a seguir voltámos a virar à esquerda para entrarmos numa parte de terra e pedras, bastante irregular e seguimos até junto do muro do hospital, aí tivemos de passar por uma parte completamente diferente de tudo o resto, uma parte cheia de folhas que tinham caído das árvores, não se via o chão nem nos conseguíamos aperceber onde colocávamos os pés, eu fui levantando mais a prótese esquerda para nas arrastar as folhas, a prótese direita também tentei, mas fui sempre arrastando algumas folhas e isso dificultava um pouco a avançar da próteses, mas correu bastante bem, a seguir passei de lado entre dois carros e segui para os bancos, os outros foram pelo caminho mais a direito, mas eu preferi ir pela parte de trás de um pequeno lago(fonte) que há ali, nessa parte o piso é muito irregular, com vários buracos, terra por causa das obras e também cheio de folhas de uma bananeira, fui andando bastante bem e na parte da bananeira desviei as folhas com os braço para as conseguir passar, depois fizemos o caminho de regresso para o ginásio, voltámos a passar pela parte de terra, descemos o passeio e fomos pela estrada até à rampa, desci-a novamente apoiado no corrimão, segui até ao ginásio e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu treino de hoje, andei muito tempo fora do pavilhão, em piso muito irregulares e diferentes, sobretudo aquele pelo meio das folhas, a partir da próxima semana vou passar a treinar só duas vezes por semana, às Terças-Feira e Quintas-Feira. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...