Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Fisioterapia 171º dia (07 - 10 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia desta semana, foi um dia excelente, correu tudo muito bem e até já comecei a fazer sozinho o que nunca tinha feito.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência quase no 5 e fiz 1000 pedaladas, a seguir fui até às barras, agarrei na tábua de Freemen e subi para cima dela, estive a treinar o equilíbrio durante alguns minutos, depois agarrei na bola e comecei a manda-la contra a parede, não consegui bater o meu record, mas consegui fazer várias séries com mais de 30 e 40 vezes seguidas, a seguir fiz o outro exercício onde para além de mandar a bola contra a parede, rodo-a de seguida à volta da cintura, este exercício correu muito bem, consegui várias vezes perto das 10 repetições e consegui uma vez mandar 18 vezes seguidas, depois encostei a tábua de Freemen, juntei as próteses e estive a dar o pequeno passo para a frente e para trás com a prótese esquerda, tive alguns desequilíbrios, mas porque quando dava o passo para a frente transferia o peso todo para cima da prótese esquerda, no fim deste exercício agarrei na canadiana e fui até ao pátio, desci o degrau sem tocar em nenhum lado e continuei até ao circuito que a terapeuta tinha feito com os pinos, fiz o circuito duas vezes para cada lado, não tive qualquer problema nas curvas e fiz a andar bastante bem, entretanto chegou lá a terapeuta, disse-me para encostar a canadiana e estivemos a andar durante bastante tempo sem apoios, atravessei o pátio várias vezes e para todos os lados, nas curvas nunca me apoiei, tive de dar uma volta à palmeira que existe ali no pátio, na parte que está mais perto da parede precisei de desviar algumas folhas para conseguir passar, mas não tive qualquer desequilíbrio ao desvia-las, a terapeuta também me fez parar várias vezes e voltar a andar, cheguei mesmo a ter de ficar parado no meio do pátio enquanto ela foi ver umas coisas, nessa altura estava lá outra terapeuta por perto, mas consegui-me aguentar muito bem, durante todo o tempo que estive a andar no pátio sem qualquer apoio só precisei de me apoiar na terapeuta duas ou três vezes e foram apoios muito ligeiros, quando as compensações que fazia para me equilibrar não eram o suficiente, de seguida fomos para o corredor grande e estive a fazer dois exercícios, no primeiro tinha de me inclinar para a frente e apoiar-me no corrimão, para a seguir dar impulso com os braços e equilibrar-me a direito, este exercício eu consigo fazer, mas só se me sentir seguro, não era o caso, tinha muito receio de cair para trás, assim que a terapeuta se meteu atrás de mim consegui logo, depois fiz outro exercício, encostar-me de lado à parede e desencostar-me sem usar os braços, quando encostava o lado esquerdo conseguia muito bem, mas quando tentei encostar o lado direito era muito mais difícil e para além disso a prótese batia na costela que esteve magoada, por isso parei de fazer para este lado, a seguir comecei a andar sem a terapeuta por perto, também lá estava o outro senhor biamputado, eu estava-me a sentir muito confiante, desviei-me dele sem qualquer problema ou hesitação, até me desviei mais para o meio do corredor, fui tentando fazer sempre os movimentos dos braços e hoje até consegui olhar mais em frente, depois de atravessar o corredor várias vezes o outro senhor ia voltar para o ginásio, eu não tinha ali nenhuma canadiana, mas sentia-me tão confiante que decidi arriscar e fui com ele, passei o corredor para o lado esquerdo e fui andando, não tive qualquer desequilíbrio, fiz muito bem a curva para o corredor pequeno, fui andando pelo meio, não me fez qualquer confusão passar à frente das portas, dei depois a volta no fundo e fiz todo o caminho até ao fundo do corredor grande, novamente sem qualquer dificuldade, passei o corredor da direita para a esquerda e vice-versa sem dificuldades, ao chegar depois à entrada para o ginásio a terapeuta ficou surpreendida por me ver ali e perguntou-me como é que tinha vindo, disse-lhe que fui sozinho e que nunca precisei de me apoiar, ela ficou contente e os médicos até ficaram surpreendidos por me verem a andar por ali sem apoios e completamente sozinho, depois fui para o ginásio, ali tinha de fazer uma curva à direita e desviar-me de outros amputados, estava com mais receio, mas a terapeuta disse que não tinha porque ter receio, que consigo sem qualquer problema e que já tinha feito várias vezes, fui andando e consegui sem dificuldades, parei depois para descansar um pouco encostado ao standing, a seguir a terapeuta disse-me para ir andando ali num pequeno percurso entre a parede e ela, tinha de acelerar e parar quando ela me dizia, ao chegar ao pé dela ou da parede tinha de dar a volta sem tocar em lado nenhum, só precisei de dar uma vez um pequeno toque na parede, por último tinha de dar passos laterais, atrás de mim tinha o standing, mas estava longe e à minha frente tinha a marquesa, mas estava muito baixa, ou seja, estava desamparado, enquanto tive alcance com a mão até à parede fui conseguindo andar, mas depois não consegui mais, parei e esperei pela terapeuta, ela depois meteu-se ao meu lado, eu dei mais dois ou três passos, foi até ela ter de ir fazer outra coisa, quando ela saiu dali não consegui dar mais nenhum passo para o lado e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, foi um dia excelente, nunca tinha andado sozinho pelos dois corredores, sem qualquer apoio e sem ninguém por perto, olhando agora para trás, relembro os momentos em que para passar à frente de uma porta ara muito difícil e agora não só passo à frente das portas como atravesso os corredores de um lado para o outro e os percorro de uma ponta à outra sem apoios. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...