Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 37º dia (24- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana, desta vez com muito frio e com chuva, o que me levou a voltar ir de cadeira para a fisioterapia, já não ia nela à cerca de duas semanas.

No início do treino vim até ao corredor para andar só com uma canadiana, andei assim durante alguns tempo e para além de conseguir fazer a parte do corrimão sem colocar a mão nele hoje também consegui passar à frente da porta e sem lhe tocar, consegui isso quando tinha o corrimão no meu lado esquerdo e a canadiana na mão direita, ao voltar para trás já não consegui sem me apoiar na porta. Para esta semana tenho como objectivo andar só com uma canadiana atravessando o corredor de um lado para o outro do corredor (esquerdo para o direito e vice-versa).

Para as escadas voltei a ir com o outro Sr. que também é amputado, eu hoje estava com as mãos secas e por isso com mais receio, isso fez com que utilizasse o corrimão para subir o último degrau de cada vão de escadas, a subida foi boa e sem percalços pelo caminho, na descida também necessitei de descer os primeiros dois degraus do primeiro vão de escadas agarrado ao corrimão, todos os outros degraus correram bem, incluindo o primeiro do segundo vão de escadas onde já não voltei a precisar de me segurar no corrimão.

Em seguida foi a visita médica, está tudo a correr bem, a evolução tem sido muito positiva, só tenho de continuar a trabalhar conforme tem sido até agora e continuar com a excelente recuperação.

Depois da visita médica voltei a ir às escadas, mas desta vez sozinho, voltei a subir conforme tinha feito na primeira vez, utilizando o corrimão no último degrau de cada vão de escadas, já na descida foi diferente, nunca utilizei o corrimão, as descida foi muito boa e não demorei tanto tempo em cada degrau, quando cheguei a meio das escadas, ou seja, ao fundo do primeiro vão de escadas (contando de cima para baixo), estava o outro Sr. no fundo das escadas, pedi-lhe para subir, assim que ele chegou ao pé de mim disse-lhe para subir as outras e descer que eu ia tentar descer aquele vão de escadas enquanto ele subia e descia o resto, quando cheguei ao fundo o Sr. já estava a começar a descer aquelas escadas, acabei por conseguir descer todas antes de ele chegar ao pé de mim, tendo em conta as minhas dificuldades e as dele acabei por descer muito bem.

Como o tempo estava mau, muito frio e a chover, não deu para ir até à rampa ou até ao piso irregular, as barras também estiveram sempre ocupadas por outros amputados e por isso acabei por treinar mais nas escadas, acabou por ser um dia bastante positivo.

Muito Obrigado a todos.
Norberto Mourão

1 comentário:

Anónimo disse...

muito bem :)

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...