Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 40º dia (28- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

O tempo continua a não ajudar, hoje de manhã estava a chover e por isso voltei a levar a cadeira de rodas para a fisioterapia.

Comecei o meu treino nas barras, andei nelas durante algum tempo, treinei o equilíbrio e também andei sem apoios, não pensei em dar um número mais de passos, mas sim dá-los mais certos e seguros, por várias vezes consegui dar alguns passos quase como se estivesse a andar com uma canadiana.

Com uma canadiana andei depois no corredor, tinha como objectivo para esta semana atravessa-lo de um lado para o outro apenas com uma canadiana e hoje era o último dia para o fazer, por isso comecei-me a concentrar nesse objectivo, no início andei encostado ao corrimão, passados alguns minutos já andava sem colocar lá a mão e até passava à frente da porta sem lhe tocar, ao voltar para trás hoje também já consegui sem me apoiar na porta, por fim faltava só atravessar o corredor. Na primeira tentativa apenas olhei para o outro lado e não avancei, em seguida experimentei andar com as duas canadianas e depois levantar uma delas, nunca tinha conseguido, mas hoje já consegui, andei assim paralelamente ao corrimão, ao voltar para trás fui tentando ir para o outro lado aos poucos, acabei por atravessar o corredor na diagonal, ou seja, a distância percorrida foi muito superior à pretendida, o que é excelente. Passados uns minutos a terapeuta disse-me para treinar as curvas só com uma canadiana, no início estava com bastante receio e fui-me apoiando no corrimão, mas ao fim de um bocado e já sozinho consegui dar uma volta de 360º completa, passado um bocado voltei a dar outra para a terapeuta ver e já correu ligeiramente melhor.

Às escadas hoje fui sozinho, subi todos os degraus sem problemas, no último degrau de cada vão de escadas continuo a usar o corrimão para me sentir mais seguro, na descida hoje as coisas correram mesmo muito bem, mesmo o primeiro correu bem, apesar de ter custado um pouco a avançar a prótese direita (no chão há uma borracha e o pé por vezes fica um pouco preso), nunca necessitei de me agarrar ou apoiar ao corrimão, os passos foram todos muito certos e demorei muito menos tempo que o costume, penso mesmo que nunca fui tão rápido como hoje.

Foi assim o meu último dia de fisioterapia desta semana, correu mesmo muito bem e estou bastante satisfeito com o trabalho e a evolução desta semana,muito obrigado a todos, bom fim de semana.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...