Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 34º dia (19- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia mais calmo, ainda assim treinei bastante e em quase todos os lados, à excepção da calçada.

Comecei o dia de fisioterapia a descer a rampa com as canadianas, foi uma descida perfeitamente normal, em seguida e já dentro do ginásio fui para as barras, tentei andar sem canadianas e sem me apoiar nas barras, ontem tinha conseguido dar cinco passos, hoje já consegui dar oito, atravessei as barras de um lado ao outro, os passos foram muito irregulares e estava um pouco desequilibrado, ainda assim o importante foi conseguir andar sem as mãos nas canadianas ou nas barras.

Em seguida fui até às escadas, voltei a subir até ao primeiro andar com as canadianas encostando-as às paredes, subi sem dificuldades à excepção do último degrau, senti-me desequilibrado e por isso agarrei-me ao corrimão para subi-lo. Na descida voltei a descer o primeiro degrau de cada vão de escadas apoiado no corrimão, os outros foram todos só com as canadianas e sem problemas.

Em seguida falei com um senhor(amputado) e fomos os dois até às rampas, eu fui sempre andando à frente dele e no cimo da primeira esperei-o, em seguida descemos a outra que vai em direcção ao pavilhão de Oftalmologia, esta no início é mais inclinada até uma curva, a partir daí é mais menos inclinada mas mais comprida, fomos devagar e sem parar, no fundo dessa rampa viramos-nos para trás e fizemos o percurso inverso, desta vez tínhamos de subir estas duas partes da rampa e depois descer a rampa que desço todos os dias no início do dia, correu tudo muito bem.

Por último e já no ginásio só me sentei na marquesa, hoje estava mais baixa, consegui sem me desequilibrar para trás e sem me sentar com muita força, para me levantar pensei que fosse mais complicado por causa da marquesa estar mais baixa, mas correu tudo bem e consegui sozinho.

Foi assim o meu dia de fisioterapia no ginásio, depois tenho sempre de entrar para o carro e sair, assim como descer a rampa até casa e subir a de casa, essas duas são muito inclinadas e por vezes é mesmo arriscado por causa das pedras e areias existentes na rua, mas tenho conseguido sempre e a minha mãe fica sempre ao pé de mim quando estou nessas rampas.

Muito obrigado a todos por acompanharem a minha evolução.
Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...