Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 29º dia (12- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a deixar a cadeira em casa, a tive mais um treino bastante intenso.

Comecei logo por descer a rampa apoiado no corrimão assim que cheguei ao hospital, em seguida estive a andar um pouco no corredor usando apenas o corrimão, andei assim até às terapeutas chegarem, entretanto fui para dentro do ginásio e estive a treinar um pouco o equilíbrio.

Como hoje o tempo está bom e os doentes não eram muitos fui com mais dois amputados e as duas terapeutas até umas escadas, tínhamos de subir a rampa e andar um pouco a direito até lá chegarmos. Nas escadas tínhamos de subir sem apoios fixos, o primeiro a subir fui eu, utilizei a mesma técnica que utilizo sempre que não tenho apoios fixos, consegui sem grandes dificuldades, os outros amputados (só de uma perna) também conseguiram sem problemas, em seguida a terapeuta disse-nos para irmos subir outras escadas já dentro do edifício onde estávamos, essas escadas eram mais estreitas (no comprimento e na largura de cada degrau), a pedra também era mais lisa, o primeiro voltei a ser eu, foi um pouco mais difícil pelo facto de serem bastante estreitas, mas subi todos os degraus, depois tinha de descer, o início da descida não correu nada bem, no primeiro degrau precisei de me agarrar ao corrimão para não cair para trás, no segundo desequilibrei-me mesmo e tive de ser agarrado pelas duas terapeutas(o erro foi o mesmo que fiz noutras alturas), nos outros degraus já correu tudo bem, tanto nesse primeiro vão de escadas como no outro cá fora. Ao voltar para o ginásio vim sempre sozinho, já consegui descer a rampa com as duas canadianas e sem ninguém por perto.

De volta ao ginásio descansei um pouco, sentei-me na marquesa sozinho e sem me desequilibrar para trás, ao levantar também consegui-me sozinho, aproveitei depois para andar um pouco no piso irregular do pátio(pedra da calçada) e ainda fui andar alguns minutos para o corredor só com uma canadiana, já se começa a notar a evolução quando ando só com uma canadiana, por vezes nem chego a tocar no corrimão.

Foi assim o meu dia de fisioterapia no ginásio, mas ao chegar a casa ainda tive tempo para uma nova experiência. desci a rampa ao pé de casa sozinho, tendo cuidado com as pequenas pedras, buracos e a inclinação da rampa em algumas zonas, correu bem a descida, ao todo foram cerca de 15m desde o carro até me sentar já dentro de casa.

Obrigado a todos pelo vosso apoio e por continuarem a acompanhar a minha evolução.
Norberto Mourão.

2 comentários:

Cristina Sousa disse...

Bem!!! Norbeto essas tuas "aventuras"
de hoje deixam qualquer um sem respirar...é muito bom saber dessa tua energia e vontade de ultrapassares um qualquer obstáculo,gosto muito de te ver...és um Homem lutador e procuras sempre alcançar o melhor.CONTINUA...
Beijinho.

Cristina Sousa.

Anónimo disse...

Muita maluco este Miúdo xD

A Atena manda-te beijinhos

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...