Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 36º dia (21- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia desta semana e por isso decidi treinar ainda mais, foi um treino sem paragens e muito positivo.

Comecei por descer a rampa com as duas canadianas, em seguida fui andar um pouco no corredor, estive também à conversa com a terapeuta Isabel (estagiária), falamos sobre os meus vídeos que tenho aqui no blog, o porquê de treinar só com uma ortoprótese, aproveito agora para vos dizer que durante cerca de 1 ano treinei apenas conforme se vê nos vídeos, com uma ortoprótese do lado esquerdo, no lado direito é uma desarticulação e não existe nenhuma ortoprótese para aquele lado, tinha de ser feito à medida e por isso era impossível fazer-se uma, tive de esperar pelas próteses, ao treinar só com um dos lados agravou-me bastante a postura das costas, fiquei com uma lordose(curva nas costas) muito grande que teve de ser corrigida com as próteses, neste momento já é mais reduzida.

Quando o ginásio abriu fui para as barras, hoje consegui dar 10 passos sem colocar as mãos, foram muito pequenos mas já me senti muito mais equilibrado, senti que conseguia dar mais e já começo a apanhar o jeito, no entanto quando se metem a olhar para mim e já não consigo.

Em seguida fui dar uma volta grande e sem paragens, juntamente com outro amputado, comecei pelas escadas, correram muito bem, tanto na subida até ao primeiro andar como depois a descer sempre sem colocar a mão no corrimão à excepção do último degrau quando estava a subir, depois das escadas fomos até às rampas, subimos a primeira muito bem, em seguida descemos a outra sem grandes dificuldades apesar do vento que se fazia sentir, depois voltamos para trás, subir a mais comprida e descer a que desço todas as manhãs, correu tudo muito bem. A seguir às escadas eu fui para o piso irregular, mas já fui sozinho, dei 3 voltas a esse pátio que é feito de calçada, entretanto a terapeuta disse-me para andar só com uma canadiana nesse piso irregular, eu experimentei sozinho, consegui, mas os meus passos eram mínimos, não cheguei a avançar um pé inteiro para a frente do outro, ainda assim consegui andar quase sem colocar a outra mão na parede, por último e já dento do ginásio andei só com uma mão na mão da terapeuta, demos duas voltas lá no ginásio e fui até às barras, onde fiquei a treinar o resto do tempo que tinha.

Foi assim o meu dia, não parei um bocadinho e aproveitei para treinar tudo o que tenho aprendido. Muito obrigado a todos e bom fim de semana.
Norberto Mourão

2 comentários:

Cristina Sousa disse...

Norberto, já é uma pequena GRANDE vitória andares 10 passo!!!
Gosto muito de ver, que te sentes satisfeito.Com estas tuas pequenas longas caminhadas,vais chegar ao objectivo.Muita força para os novos passos.
Beijinho brande.

Cristina Sousa.

Anónimo disse...

Nor, bom fim-de-semana ;)

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...