Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 33º dia (18- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive mais um dia positivo, com progressos e onde experimentei algo novo.

Hoje decidi descer logo a rampa com as canadianas independentemente do chão estar húmido, consegui descer normalmente, em seguida andei um pouco no corredor só com uma canadiana, ainda não foi hoje que me afastei mais da parede, mas já consegui andar melhor.

Em seguida fui até às escadas, a terapeuta disse-me para encostar apenas um dos braços à parede, tentei fazer o que pediu, consegui nos dois primeiros degraus, mas como desencostava o braço esquerdo dificultava-me a subir a prótese direita (o corpo rodava um pouco), por isso voltei a subir os outros encostando as duas canadianas, a subida correu muito bem, na descida também correu tudo bem, ainda assim tive um pequeno desequilíbrio a meio e precisei de meter a mão no corrimão, mas tirando isso foi idêntica à de ontem.

A terapeuta hoje disse-me que tinha de andar só com uma canadiana no piso irregular (calçada), eu fui até ao pátio e andei lá durante algum tempo com as duas canadianas, entretanto a terapeuta chegou ao pé de mim e fomos para perto de uma parede, consegui andar só com uma canadiana no piso irregular, mas precisei de colocar duas ou três vezes a mão na parede para me equilibrar e os passos eram muito pequenos.

Na rampa hoje decidi experimentar subir e descer sozinho as rampas que vão dar ao pavilhão de Oftalmologia, uma delas é bastante inclinada e estreita, ao subir a primeira rampa tentei dar passos mais normais, com as pernas menos afastadas, ainda consegui fazer isso nas zonas menos inclinadas, mas nas outras é muito difícil, apesar desse pormenor as rampas correram muito bem, tanto nas subidas como nas descidas.

Por último a terapeuta disse-me para andar sem mãos nas barras, hoje pela primeira vez consegui dar 5 passos sem colocar as mãos nas barras, nunca tinha conseguido chegar aos 3 por isso já foi um grande feito, dá-me ainda mais motivação para continuar a trabalhar, amanhã vou tentar ultrapassar os 5 passos de hoje sem qualquer apoio.

foi assim o meu dia, muito preenchido e bastante positivo, muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

1 comentário:

Cristina Sousa disse...

Força Norberto!estás muito bem encaminhado...
Beijinho.

Cristina Sousa.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...