Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 30º dia (13- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

O dia de hoje foi bastante bom, andei durante bastante tempo sozinho, fez-me relembrar os tempos em que treinava apenas com a ortoprótese (prótese de treino) e ia para todos os lados.

Mais uma vez deixei a cadeira de rodas em casa, mas hoje ficou mesmo à porta de casa porque subi a rampa até ao carro com as próteses. Ao chegar ao hospital desci a rampa de lá só com as canadianas, já começo a descer muito melhor e a prótese direita já começa a dar um passo semelhante ao da esquerda.

Dentro do ginásio não estive muito tempo, vim logo para o corredor e hoje apenas andei com uma canadiana(nesta fase do treino junto ao corrimão), já me sinto mais seguro, os passos começam a ser idênticos e já não existe uma rotação do corpo tão acentuada.

Às escadas voltei a ir sozinho, subi-as bem e sempre em segurança, utilizando as duas canadianas encostadas às paredes, na descida já estava a contar que iria necessitar de meter um dedo no corrimão para me sentir mais seguro, isso aconteceu nos dois primeiros degraus, os outros já correram quase como se a terapeuta estivesse por perto, assim que cheguei ao fundo voltei a subir as escadas, mais uma vez correu bem. A segunda descida correu melhor, já consigo perceber com alguma antecedência quando é que o joelho vai esticar e dessa forma faço o movimento contrário para que se mantenha na mesma posição permitindo dessa forma descer em segurança.

Fui também à rampa sozinho, subi facilmente e a descida também correu muito bem, a cada descida notam-se sempre algumas melhorias, já me sinto muito mais seguro e isso percebe-se em cada passo que dou.

Na fisioterapia já só andei mais um pouco com uma canadiana e depois sentei-me na marquesa para a visita médica, no fim levantei-me conforme tenho feito e vim embora para o carro. Quando cheguei a casa voltei a descer a rampa tal como ontem, mas hoje já só demorei 10 minutos até me sentar em casa (ontem demorei 15m), fiquei bastante satisfeito por ter demorado menos tempo e a segurança ter sido a mesma de ontem.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

1 comentário:

Cristina Sousa disse...

Norberto,acima de tudo val a confiança em ti mesmo!!! todo o resto vem depois...a segurança,o há vontade e o aperfeiçoamento de cada passo teu,etc,etc.É campeão!!!e assim vais mostrando as tuas medalhas...
Beijinhos.

Cristina Sousa.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...