Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 27º dia (10- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Mais uma semana de fisioterapia, a semana começa bem e treinei durante bastante tempo sozinho.

Comecei por andar no corredor apenas com uma mão no corrimão, andei menos tempo do que o habitual, foram só cerca de 15 minutos, depois andei mais um pouco apenas com uma canadiana, a terapeuta quando chegou ao pé de mim disse-me para eu sair daquele corrimão e ir para o outro, para isso tinha apenas de passar à frente da porta, não consegui sem usar a mão dela, apenas lhe toquei na mão (como se toca-se na mão de um bebé, um toque suave), esse simples toque deu-me a confiança que precisava para atravessar à frente da porta e andei no outro corrimão mais um pouco e ainda voltamos a fazer o mesmo para atravessar o corredor de um lado para o outro.

Hoje foi dia de visita médica, por isso o tempo a andar no corredor foi mais curto, nestas visitas médicas fala-se um pouco de cada caso, tanto a nível de evolução como a nível do processo de protetisação para quem ainda não tem prótese, quando os médicos chegaram ao pé de mim disseram que eu era o paciente mais trabalhador e mais motivado, fiquei muito contente em ouvir aquelas palavras, ainda assim existem outros casos dignos do registo, em especial o do Anderson Freitas.

Nas escadas hoje experimentei subir da mesma forma que as costumo descer, no entanto usando o corrimão em vez das duas canadianas, não é a forma mais correcta para subir escadas, mas senti-me bem e consegui subir todas, ainda assim foi só uma experiência e penso que não será necessário subir daquela forma. Para a descida estava sozinho por isso fui descendo muito lentamente à espera da terapeuta e nos primeiros dois degraus usei o corrimão, entretanto a terapeuta foi ter comigo e desci mais um ou dois com ela, entretanto ela teve de se ausentar e eu para não ficar à espera acabei por arriscar descer o resto sozinho(os médicos tinham-me desaconselhado uma vez) desci muito lentamente e de forma segura, consegui descer todos e a terapeuta ficou muito satisfeita em ver que consegui. Voltei a subir as escadas mais uma vez, mas já com as duas canadianas e utilizando os apoios laterais, também as voltei a descer sozinho, correu tido bem e já desci mais rápido.

De manhã não estava a chover e por isso fomos até à rampa, eu mais uma senhora amputada e a terapeuta, fui à frente sozinho e comecei logo a subir a rampa, quando a senhora lá chegou com a terapeuta eu já estava lá em cima, a subida tinha corrido muito bem e por isso decidi arriscar a descer sozinho utilizando o pequeno truque que descobri na sexta-feira, consegui descer bem, mas preciso rectificar o tamanho dos passos, o esquerdo avança sempre mais que o direito, é um aspecto que tenho de corrigir.Voltei a subir a rampa mais uma vez, quando lá cheguei a cima chegou o meu transporte, aproveitei para entrar logo no carro e sentar-me enquanto o auxiliar me foi buscar a cadeira. Amanhã se não chover vou tentar deixar pela primeira vez a cadeira de rodas em casa.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, correu tudo bem e amanhã já devo começar a andar mais sozinho arriscando subir e descer as escadas sem a terapeuta ter de estar perto de mim.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão.

1 comentário:

Cristina Sousa disse...

Maravilhoso!!!!!!! Norberto.
O mais valioso dos talentos,é aquele que se esforça para alcança-los.
E tu é um enorme talento,porque nunca baixas os braços ás pequenas dificuldades que te surgem.És um exemplo de vida para todos nós...
Grande beijo para ti.

Cristina Sousa.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...