Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 26º dia (07- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje foi um dia muito completo, em que quase todo o treino foi feito fora do pavilhão da Medicina Física de Reabilitação.

Comecei o dia logo a subir as escadas, ainda as tentei subir sem uma das canadianas encostada à parede mas não foi possível e sempre que tentava acabava por nem sequer conseguir subir, por isso subi os degraus usando as duas canadianas apoiando-as à parede. Na descida voltei a ter alguns problemas, como ontem não fui às escadas hoje já estava um pouco "enferrujado", nos dois primeiros degraus precisei de usar o apoio do corrimão, nos outros já voltei a apanhar o jeito e consegui descer bem.

Hoje não estava a chover e os pacientes eram poucos, por isso a terapeuta aproveitou a oportunidade para nos levar (eu e outro amputado) a umas escadas onde já tinha pensado em nos levar, para lá chegarmos foi necessário subir a rampa, em seguida descer duas rampas e atravessar todo o pavilhão de Oftalmologia, era um caminho longo e dadas as dificuldades demorou bastante tempo, ao chegarmos às escadas reparamos que eram de pedra mármore polida, também eram muito largas e não tinham nenhum apoio fixo (fizeram-me lembrar as fotos que vi da escadaria de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, é um dos meus objectivos, subir essas 565 escadas), hoje descemos apenas os três primeiros degraus porque não tínhamos muito tempo porque estávamos fora do nosso serviço e demoramos bastante tempo a lá chegar, a terapeuta também não se podia ausentar por muito tempo, conseguimos descer bem aqueles três degraus e também os subi-los, depois tivemos de fazer o caminho inverso, nessa altura a terapeuta já não estava connosco, ficou apenas uma terapeuta que está a fazer o estágio, correu tudo bem, não tivemos problemas em atravessar os corredores nem a subir as rampas, para descer a última eu esperei pela terapeuta (estagiária), ela desceu ao meu lado e pelo meio da rampa, consegui descer bem e já não tenho problemas para destrancar o joelho esquerdo(consegui descobrir mais um pequeno truque).

De volta ao ginásio o outro amputado foi-se sentar, eu aproveitei para ficar mais um pouco no corredor, fiquei a treinar sem canadianas usando apenas o corrimão e por último treinei só com uma canadiana, estive a treinar assim só cerca de 5 a 10 minutos, o esforço tinha sido grande e já tinha os pulsos cansados.

Foi um dia recheado de situações novas que nos ajudam a preparar o dia a dia fora do ginásio.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

2 comentários:

Cristina Sousa disse...

Muito bem Norberto!!!estou super satisfeita com o teu trabalho realizado,e pensar que queres subir aquelas escadas todas...sei e reconheço em ti que vais conseguir.
Força meu Amigo,beijo grande.

Cristina Sousa.

Anónimo disse...

coragem XD beijinho Olinda Guedes Tuna

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...