Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 25º dia (06- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje o dia voltou a correr muito bem, no entanto não deu para ir às escadas porque foi dia de visita médica.

Comecei o meu dia da mesma forma que ontem, fui até ao corredor, quando lá cheguei larguei as duas canadianas e estive a andar cerca de 30 minutos apenas com o apoio do corrimão, de ontem para hoje notou-se uma melhoria essencialmente na dimensão de cada passo e na sua velocidade(cadência), os passos eram idênticos e cada travessia do pequeno corrimão era feita num tempo mais reduzido. Quando experimentei andar só com uma canadiana e sem o apoio no corrimão as coisas já foram diferentes, ao andar com a canadiana na mão esquerda tenho tendência em coloca-la à frente do corpo e acabo por andar um pouco torcido (o corpo vai rodado para a esquerda e eu vou em frente), ainda assim vou conseguindo avançar a prótese direita para a frente da esquerda e vou fazendo os acertos da rotação do corpo, quando troco a canadiana de lado as coisas são diferentes, coloco a canadiana ao lado do corpo (diagonal para a frente), consigo avançar a prótese esquerda de forma mais segura, mas a direita só a consigo avançar até ficar ao lado da esquerda, falta a confiança para avança-la mais um pouco, quanto ao corpo, já se mantém numa posição mais correcta.

Ainda fui até à rampa, éramos 3 amputados (os outros dois são apenas de um dos membros inferiores), consegui subir sem problemas apesar do chão estar molhado e já consigo avançar a prótese direita para a frente da esquerda, até agora ainda não tinha conseguido, na descida as coisas também correram bem, os passos são muito pequenos, mas também já consigo avançar ligeiramente a prótese direita em relação à esquerda, em muitos dos passos que dei já não tive dificuldade nenhuma em destrancar o joelho esquerdo que acabava por se destrancar sozinho quando fazia a transferência do peso para o lado direito. Quando cheguei ao fundo tinha os pulsos bastante cansados, o esforço ainda é muito grande mas tem vindo a reduzir.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, acabou por correu tudo bem e melhorei um pouco em relação ao dia de ontem.

Muito obrigado a todos.
Norberto Mourão

1 comentário:

Cristina Sousa disse...

Que a tua coragem e determinação nunca te falte.Mesmo que devagar caminhes,já é meio caminho andado!!!
Beijinho Norberto.

Cristina Sousa.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...