Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fisioterapia - 24º dia (05- 01 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado"

Hoje foi um dia positivo em que tudo correu bem, também consegui perceber e corrigir o que correu mal ontem.

Comecei o dia a andar com as canadianas até ao corredor, lá larguei as duas canadianas e andei apenas com uma mão no corrimão e durante mais de 30 minutos, em seguida fiz o mesmo apenas com uma canadiana, estando ao lado do corrimão sinto-me muito bem e são poucas as vezes que preciso de me segurar a ele. Quando a terapeuta chegou ao pé de mim disse-me para irmos andar um pouco só com uma canadiana, mas desencostado da parede, tive de ir até às barras dentro do ginásio(devem ser cerca de 15 metros), para entrar no ginásio tinha de fazer uma pequena curva para entrar na porta, essa parte foi feita a agarrar a mão da terapeuta, já a direito fui sem me agarrar a ela (ia com o meu braço pelo lado de dentro do dela mas sem me apoiar), consegui andar até às barras sem grandes problemas.

Nas escadas tudo correu bem, comecei por subir com as duas canadianas e fui sempre atrás de outro amputado (apenas um dos membros inferiores), quando cheguei ao segundo vão de escadas o outro amputado já estava lá em cima e eu pedi-lhe para cronometrar o tempo que eu demorava a subir o resto das escadas, demorei 1 minuto a subir, é muito bom tendo em conta as dificuldades. Na descida ia com o receio de voltar a falhar como ontem, nos primeiros degraus ainda voltei a fazer o mesmo erro mas cheguei a uma parte em que consegui perceber o que estava de errado, tratava-se da minha postura, estava um pouco recuado em relação ao ponto onde deveria estar, isso fazia com que a prótese esquerda esticasse e não me deixa-se descer normalmente, avançando o corpo já fazia a força necessária nos braços e mantinha a prótese esquerda flectida, isso já me permitia apoiar a prótese direita no degrau de baixo, acabei por descer o resto sem qualquer problema e muito mais rápido.

Ainda voltei ao corredor para andar mais um pouco com um apoio.
Foi um dia muito positivo, deu para perceber mais uma vez que pequenos pormenores fazem a diferença toda, são pequenas coisas que temos de ser nós a descobrir, que a terapeuta não sabe nem os médicos, tenho de os perceber e é falhando que os conseguimos encontrar e rectificar.

Muito obrigado a todos pelo vosso apoio.
Norberto Mourão

1 comentário:

Cristina Sousa disse...

Há grande Norberto!estás de parabéns pela correcção que fizeste,muito bem mesmo!!! Admiro muito a forma como reages aos pequenos pormenores,são eles que por vezes fazem a grande diferença.Continua...
Um grande beijo.

Cristina Sousa.

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...