Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Fisioterapia 186º dia (29 - 11 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

O meu dia hoje foi bastante intenso, para além de fazer muito exercícios, hoje voltei a fazer mais uma "avaria", tive de andar com as mão no chão a tentar evitar ficar estendido nele.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até ao ginásio grande, a terapeuta tinha dito à auxiliar para eu ir para aquele ginásio, quando lá cheguei comecei por treinar o equilíbrio nas barras com a tábua de Freemen, hoje treinei em cima da que tem meia bola de madeira por baixo, é muito mais difícil, mas consegui aguentar sem me agarrar mais tempo do que alguma vez tinha aguentado, a seguir saí de cima dessa tábua e estive a mandar a bola contra a parede, sem estar em cima de nada, sem a tábua é muito fácil por isso fui diversificando a forma como mandava a bola, quando acabei esse exercício com a bola estive a andar de lado algum tempo, depois a terapeuta foi buscar um elástico, colocou-o à volta da minha cintura e disse-me para começar a andar em direcção à porta, fui até lá sem canadianas, mas tive um grande desequilíbrio que quase caía, a sorte foi conseguir-me agarrar à porta, depois disso a terapeuta deu-me a canadiana e continuámos a fazer esse exercício, no entanto fui sempre com a canadiana no ar, aos poucos a terapeuta foi aumentando a resistência, em algumas situações tinha de fazer força para não vir para trás, aos poucos melhorei bastante a marcha durante o exercício e percorri todos os corredores do pavilhão sem apoiar a canadiana uma única vez, ou me ter apoiado no corrimão, quando acabei a terapeuta tirou e elástico e disse-me para começar a andar normalmente, sem a canadiana, os primeiros passos foram muito difíceis e tive de me agarrar logo ao corrimão, isso porque estava habituado à pressão do elástica e naquela altura comecei a andar a fazer a mesma força, por isso quase que começava a correr, foi por isso que tive de me agarrar logo ao corrimão, depois voltei ao normal, fui andando até uma marca à frente da secretaria, aí a terapeuta disse-me para esticar os dois braços o máximo que conseguia para cima, depois um de cada vez e por fim mais uma vez com os dois ao mesmo tempo, estes exercícios já os faço sem qualquer dificuldade, a seguir ela disse-me para andar de lado até ao balcão da secretaria e voltar novamente até ao corrimão, sempre sem sair de cima daquela linha, correu bem este exercício, quando voltávamos para o ginásio distraí-me na conversa com as terapeutas, ao fazer o apoio do pé esquerdo no chão o joelho da prótese destrancou-se e acabei por ir com as duas mãos ao chão, tentei-me levantar, agarrei-me ao corrimão e quando estava quase de pé destrancou-se o joelho da prótese direita, acabei por ir novamente com as mãos ao chão e com a uma pequena ajuda da terapeuta acabei por me conseguir levantar, percebi logo porque tinha ido ao chão, felizmente não me aleijei nem me assustei com esta situação, depois deste percalço seguimos para o ginásio, no meio do ginásio a terapeuta tinha colado uma fita-cola no chão, fazendo uma linha ao longo dele, ela pediu-me para andar com um dos pés em cima dessa linha, depois com o outro e por último com um pé de cada lado, correram bastante bem estes exercícios, nas voltas também não tive grandes dificuldades, por último fui dar mais uma volta pelos corredores e acabei por ali o meu treino.

Foi um dia bastante positivo, os exercícios que a terapeuta me vai pedindo são cada vez mais difíceis e arriscados, não me posso distrair nem um pouco, hoje mais uma vez isso ficou provado, felizmente sem qualquer consequência. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...