Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Fisioterapia 182º dia (15 - 11 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje voltei a ter um dia muito intenso, fiz vários exercícios com bola e alguns exercício bastante exigentes no ginásio grande.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até às barras para treinar o equilíbrio em cima da tábua de Freemen, primeiro sem bola e depois com a bola, mandando-a contra a parede, quando acabei esses dois exercícios arrumei a tábua, juntei as próteses e estive a dar um pequeno passo em frente com a prótese esquerda, transferindo o peso para cima dela, a seguir fui até à pedaleira de braços, coloquei a resistência quase no 5 e fiz 1000 pedaladas, a partir de meio foi muito difícil e quando acabei estava bastante cansado, quando acabei levantei-me e fui até ao corredor grande para andar sem apoios, estive a andar por todo o serviço, na parte do corredor grande fui tentando dar os passos tendo em conta os mosaicos do chão, para os passos serem mais certos, percorri todo o serviço várias vezes até a terapeuta chegar ao pé de mim, nessa altura ela trouxe a bola para fazer alguns exercícios, o primeiro foi para passar a bola para uma senhora amputada, eu estava no meio do corredor, afastado das duas paredes, ela estava perto do corrimão, era a primeira vez que ela fazia este exercício, a seguir a terapeuta foi andar mais com a senhora e eu estive driblar a bola pelo corredor, a seguir comecei a andar com ela atrás das costas, depois à frente da barriga e por último com os braços esticados para a frente, nessa altura já me estava a doer bastante a zona lombar, por isso a terapeuta disse que não valia a pena esforçar mais, comecei então a andar como no último dia, colocando os pés alinhados e completamente dentro dos mosaicos do chão, mas hoje não foi nada fácil, no início a prótese direito ficava sempre para trás, depois começou a ficar mais para a frente, só no fim é que comecei a fazer bem o exercício, fui assim até à porta para a sala de espera do ginásio grande, atravessámos essa sala e entrámos no ginásio, pelo meio tive de parar nas várias marcas que existiam no chão e alinhar bem os pés nelas, no ginásio tive de dar uma volta lá pelo meio, a seguir estava lá um circuito com pinos, estavam todos bastante juntos, tive de passar entre eles a andar de lado, consegui passar sem tocar em nenhum dos pinos, a seguir tive de andar de lado em cima de uma marca no chão, também consegui e os pés nunca saíram dessa linha, nestas duas vezes andei sempre para o lado esquerdo, a seguir fiz o mesmo para o lado direito, é muito mais difícil, os pés embora andassem sempre em cima da linha não andaram tão alinhados e foi mais difícil dar os passos para o lado, depois fomos para uma escada de madeira( onde comecei a treinar no início da fisioterapia com a ortoprótese), tive de subir o primeiro degrau sem me apoiar em lado nenhum, consegui dar o impulso muito bem e subi bem, mas tive bastantes dificuldades em posicionar a próteses direita e parar no degrau, estive ali cerca de 10 minutos a fazer repetições desse exercício, a seguir saímos do ginásio para o pátio, e tentei subir o degrau para o nosso ginásio, mas precisei de um ligeiro toque com o dedo polegar na parede, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, foi bastante cansativo, a zona lombar ficou bastante cansada com os exercícios que fiz com a bola, os exercício que fiz depois no outro ginásio são muito importantes para dar continuidade à minha evolução sem canadianas. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...