Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Fisioterapia 185º dia (24 - 11 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive um dia diferente na fisioterapia, treinei alguma coisas que há muito tempo não treinava e fiz um exercício novo que foi muito exigente e cansativo.

Comecei o dia a descer a rampa e como hoje foi dia de greve geral tive de ir para o ginásio grande, por isso tive de atravessar logo o corredor grande e fui até às barras daquele ginásio, fiz os exercícios de equilíbrio que faço habitualmente em cima da tábua de Freemen, primeiro equilibrando-me sem nada nas mãos e depois com a bola, mandando-a contra a parede, naquelas barras o piso está bastante gasto, por isso a tábua estava a escorregar bastante no chão, o que dificultava ainda mais, a seguir fiz outro ali nas barras, estavam lá uns paus (+\- 5cm de altura), eu fui tentando subir para cima deles sem me apoiar, foi difícil porque os paus estavam soltos e aquelas barras são estreitas, mas consegui subir várias vezes, depois fui andar um pouco para o corredor grande, andei por todo o pavilhão e fui tentando fazer os movimentos naturais com os braços, andei por ali cerca de 30 minutos, até a terapeuta me chamar para tentarmos fazer dois exercício, meter o pé da prótese esquerda em cima de um pau redondo e movimenta-lo para a frente e para trás, mas não consegui porque o joelho não me permite fazer aquele tipo de força, ele ia dobrando, a seguir tentámos o mesmo, mas com uma bola, também não foi possível, a única forma que conseguia movimentar a bola era andando aos círculos, mas não dava para fazer força, por isso estes dois exercícios não dão para mim, fui então até às escadas daquele ginásio, são umas de madeira com 8 degraus pequenos e 3 grandes, estive ali a subir e a descer os degraus durante muito tempo, primeiro tentei sem apoios, fui conseguindo apenas um ou outro degrau sem me apoiar, mas geralmente precisei de me apoiar no corrimão, para descer tive mesmo de me apoiar em todos os degraus, depois tentei com uma canadiana, consegui subir e descer todos os degraus sem usar o corrimão, por último fui tentando apenas com uma mão no corrimão, dessa forma consegui subir todos os degraus, tanto os pequenos como os grandes, para descer só consegui os pequenos, nos grandes tive de me apoiar nos dois lados, quando acabei este treino nas escadas ia começar a fazer outro, mas chegou lá o médico para a visita médica, ele já me deu a entender que quando tiver o novo encaixe vou ter alta da fisioterapia, o meu caminho ali na fisioterapia já está próximo do fim, quando acabou a visita médica fiz um último exercício, o mais cansativo e exigente de todos, fui a andar desde o ginásio grande até à secretaria, a terapeuta ia atrás de mim e colocou-me um elástico à volta da minha cintura, esse elástico ia a fazer força para trás, a terapeuta ia controlando a resistência dele, o esforço era muito grande, a pressão na zona lombar era enorme, as dores apareceram e começaram a aumentar muito, mas consegui fazer todo o percurso até à secretaria e acabei ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, acabei completamente de rastos, o último exercício foi muito exigente, mas é muito gratificante conseguir acaba-lo. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...