Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Fisioterapia 181º dia (10 - 11 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje tive mais um dia repleto de trabalho, voltei a andar muito pelos corredores e estive a fazer alguns exercícios novos sem canadianas.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até às barras, estive a treinar o equilíbrio em cima da tábua de Freemen, a seguir estive a mandar a bola contra a parede, sempre em cima da tábua como faço habitualmente, no início estava a ser muito difícil manter o equilíbrio quando mandava a bola, raramente conseguia 10 vezes seguidas, só mesmo na última é que consegui cerca de 40 repetições seguidas, depois desse exercício encostei a bola e a tábua, juntei a próteses e estive a dar um pequeno passo em frente com a prótese esquerda, sempre a transferir o peso para a prótese esquerda, quando acabei o exercício agarrei na canadiana e fui até ao corredor, ao chegar lá encostei a canadiana e comecei a andar sem apoios, atravessei o corredor várias vezes, depois estive a andar por todo o pavilhão, sempre sem precisar de me apoiar à parede ou ao corrimão, andei dessa forma quase uma hora, quando a terapeuta chegou ao pé de mim disse-me para fazer uns exercício novos e fomos até à rampa, por causa da chuva estava toda molhada, comecei por subir e descer a rampa de lado, mas agarrado ao corrimão, não foi difícil porque tenho muita força de braços, o que me permitiu compensar as dificuldades de transferir o peso para a prótese direita, que era a que ia mais em cima, para descer foi mais fácil, mas fui sempre travando a agarrar com força no corrimão, a seguir subi parte da rampa e parei a meio para fazer outro exercício, a intenção no início era subir sem me agarrar no corrimão, mas não foi possível, por isso acabei apenas por me tentar equilibrar parado sem qualquer apoio, é muito difícil, fui conseguindo durante alguns segundos, mas a força que é exercida na zona lombar é muito grande e acaba por cansar bastante essa zona, a seguir virei-me para tentar fazer o mesmo, mas desta vez era a descer, era quase impossível, não aguentei mais de 2 ou 3 segundos e numa posição nada normal, desci então até ao fundo e voltei a subir a rampa de lado, mas desta vez encostado à parede, consegui subir, ma teve de ser na diagonal, tanto para subir como para descer, mas não é nada fácil, a seguir entrámos no ginásio e tive de ir parando em toda as marca do chão, percorrei dessa forma todo o corredor pequeno e parei à porta do ginásio entre 5 a 10 minutos sem tocar em lado nenhum, hoje foi mais fácil, mas porque sentia a segurança de ter o corrimão ao alcance da mão, depois voltei a andar e a parar em todas as marcas até ao corredor grande, a partir dali o piso é diferente, é de mosaico e com quadrados pequenos, tive de ir parando onde a terapeuta me pedia e completamente dentro dos quadrados, um pé em cada um, depois fui andando nas diagonais para conseguir apanhar os quadrados a direito, nessa altura tive de ir parando um a um e correu bastante bem, só em dois é que não consegui parar, precisei de dar mais um passo para manter o equilíbrio, fui andando assim até à porta da sala de espera do ginásio grande, atravessei essa sala e o ginásio, sempre a parar nas marcas que existem no chão e saí para o pátio, atravessei-o todo e pelo meio ainda parei uma vez para ficar em cima de uma folha que ali estava, por último parei no degrau do pátio para o ginásio e estive a tentar subi-lo sem apoios, já não tentava à muito tempo, acabei por consegui subir, mas necessitei sempre de dar um pequeno toque na parede para me sentir seguro, acabei depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, fiz vários exercício novos que tiveram como objectivo aumentar mais a confiança em mim e começar a fazer tudo de forma mais pormenorizada. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourao

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...