Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Fisioterapia 180º dia (08 - 11 - 2011)

Olá a todos o visitantes do "Biamputado".

Hoje tive mais um dia muito preenchido na fisioterapia, fiz muitos exercícios e andei muito sem qualquer apoios, possivelmente foi a vez que andei mais sem apoios.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até às barras, agarrei na tábua de Freemen e estive a treinar o equilíbrio, inicialmente só com a tábua e mais tarde também com a bola, quando acabei estes dois exercícios saí de cima da tábua, juntei as próteses e estive a fazer o outro exercício em que dou um passo para a frente com a prótese esquerda, fazendo sempre a transferência do peso para cima da prótese esquerda, a seguir agarrei na canadiana e fui até ao corredor grande, a terapeuta foi-me a acompanhar porque o piso junto à porta de entrada estava bastante molhado por causa da chuva, no corredor o piso estava seco e eu pude ficar ali a treinar sem problemas, encostei então a canadiana e estive percorri várias vezes o corredor, fui passando do lado esquerdo para o lado direito e vice-versa sem qualquer dificuldade, também me fui desviando de uma cadeira de rodas que estava a meio do corredor, agora já não hesito quanto tenho de me desviar, faço-o sem qualquer problema, também fui a andar desde a ponta do corredor grande até à ponta do corredor pequeno, passando pela porta da entrada onde o piso estava molhado, nessa parte andei com mais precaução, mas correu tudo muito bem e não precisei de me apoiar, fiz todo esse caminho duas ou três vezes sem precisar de me apoiar, parei depois no nosso ginásio e esperei um pouco pela terapeuta, voltámos para o corredor grande, mas desta vez ela levou os pinos e a bola, quando lá chegámos ela fez um percurso com os pinos, foi deixando um pino em cada lado do corredor e a distância entre um e o outro era muito reduzida, para além disso também estavam bastante encostados à parede, eu tinha de os percorrer todos sem lhes tocar nem me apoiar na parede, mas não consegui fazer tudo sem tocar em dois pinos, o primeiro, estava bastante perto da parede e eu não tinha espaço para passar a andar de frente, por isso tive de me virar de lado, mas no início ainda lhe toquei e precisei de me apoiar na parede, os outros a terapeuta afastou-os mais um pouco da parede, eu fui andando e num deles ainda lhe toquei porque ainda não tinha espaço suficiente para passar, no último pino acabei por optar passar de lado e não tive dificuldades, a seguir a terapeuta arrumou os pinos e deu-me a bola, começamos a andar passando-a um para o outro, ela ia à minha frente e depois começou a ficar para trás, mas eu tinha de continuar em frente e passar-lhe na mesma a bola, fiz dessa forma todo o corredor, depois estive a andar com a bola atrás das costas, percorri novamente todo o corredor e ao chegar ao fundo tive de dar a volta da mesma forma, com a bola atrás das costas, no exercício a seguir estive a andar com os braços esticados para o alto, mais uma vez atravessei todo o corredor, a seguir andei com a bola à frente e com os braços esticados, depois fiz o mesmo mas com a bola junto à barriga, todos estes exercícios foram feitos com as duas mãos a segurar a bola, o último exercício que fiz foi a driblar a bola pelo corredor, atravessei-o todo para os dois lados, ao chegar ao fim agarrei a bola, a canadiana e os pinos e voltei para o ginásio, acabando depois por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, andei durante bastante tempo e percorri várias vezes os corredores do pavilhão sem qualquer apoio, também fiz vários exercícios com a bola e correram todos bastante bem. Muito obrigado.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...