Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fisioterapia 156º dia (31 - 08 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje foi o último dia de fisioterapia antes da minha terapeuta ir para umas férias mais do que merecidas, tem feito um trabalho extraordinário com todos nós e hoje o dia foi excelente, com exercícios novos e com resultados extraordinários.

Comecei o meu dia a descer a rampa e fui até às barras, agarrei na tábua de Freeman e treinei o equilíbrio durante alguns minutos, a seguir a terapeuta disse-me para ir andando até ao corredor grande, agarrei na canadiana e fui até lá, quando lá cheguei encostei todas as cadeiras de rodas a um canto para ter mais espaço junto ao corrimão, comecei então a atravessar o corredor para os dois lados, sempre a controlar o tamanho dos passos, o movimento dos braços e também fui tentando olhar em frente, a seguir a terapeuta chegou lá e comecei a fazer um exercício, andar pelo corredor aos ziguezagues, consegui fazer todo o corredor sem me apoiar uma única vez, depois fiz um exercício novo, a terapeuta fez um percurso com os pinos e eu tive de o percorrer para os dois lados, acabava por ser o mesmo que tinha feito antes, mas desta vez sem me aproximar das paredes e os pinos estavam relativamente perto uns dos outros, este exercício correu muito melhor do que estava à espera, tanto eu como a terapeuta ficámos surpreendidos, nunca me apoiei em lado nenhum, dei as curvas muito bem, quase não tive desequilíbrios e fui sempre na conversa com a terapeuta, estava muito confiante, a seguir a terapeuta deu-me a bola e disse-me para andar com ela na mão e com os dois braços esticados para a frente, no início custou-me, mas acabei por fazer bem esse exercício, depois fiz outro exercício novo, com uma bola mais pequena, a terapeuta meteu a bola no chão e eu tinha de a chutar para a frente, o primeiro chuto que dei foi encostado ao corrimão, mas todos os outros foram no meio do corredor, longe das duas paredes, fui andando assim pelo corredor, fiz a curva, atravessei todo o corredor pequeno, no fundo dei a volta e fui até perto das escadas, assim que lá cheguei tive de dar um chuto com mais força, mas nessa altura desequilibrei-me bastante e tive de me agarrar à parede com as duas mãos, depois tive de dar esse chuto com força mais 3 ou 4 vezes, até conseguir fazer bem, a seguir entrei no ginásio, fui até ao degrau que dá para o pátio e estive por lá algum tempo a tentar subir sem qualquer apoio, voltei a conseguir dar o impulso que precisava para subir, já é mais fácil, mas continuo a tocar com o dedo na porta, depois desse exercício fui até às barras, agarrei na tábua de Freeman e na bola, e estive a mandar a bola contra a parede, hoje nem consegui muitas vezes seguidas, já estava com as costas um pouco cansadas e por isso não estava a correr tão bem, por fim fui até junto da parede para fazer o último exercício, desencostar-me e voltar-me a encostar à parede, sempre com os pés afastados da parede, este exercício já o consigo fazer muito bem, já não tenho qualquer receio de dar o impulso para a frente e de me deixar ir para trás, no fim do exercício acabei o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, cheio de exercícios, dois deles novos e com resultados extraordinários. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

3 comentários:

Anónimo disse...

Andava eu por aqui... Na Internet, pesquisa daqui, pesquisa dali... Tudo por causa da fisioterapia e eis que encontro o "Biamputado"! Fiquei surpreendida! Conheci o rosto do Norberto! Costumo vê-lo no Hospital dos Capuchos, ao qual me desloco 3 vezes por semana para acompanhar um familiar ao serviço de fisoterapia!Não vou dizer mais porque um dia destes vou me meter consigo e vai saber quem eu sou!!!!

Anónimo disse...

Passo lá uns bocadinhos solitária a pensar na vida e no que aconteceu ao meu familiar... Já lá vão uns 8 meses. Há dias, mais ao início questionava-me, como é que tudo isto aconteceu??? Porquê a nós????Porquê a ele??? Mas basta estar um bocadinho parada a olhar para tudo o que se passa naquele serviço, e entender que o que nos aconteceu foi uma benção de Deus!!! Embora garantidamente eu ande um bocadinho "grande" zangada com Ele... Bem, não me posso desviar do assunto! Claro que tenho acompanhado a recuperação do Norberto e acredite que admiro a sua capacidade, coragem, boa disposição. Quando começou a subir as escadas, aquelas ao lado do elevador, recordo-me de ouvir a fisioterapeuta dizer: "Olha lá eu entendo-te isto assusta". E eu pensava: Que coragem! Que força de viver!!!! Tenho que dizer que vinha à minha cabeça a pergunta: Mas como será que tudo aconteceu?!!!! Peço desculpa, mas tinha alguma curiosidade! Apesar de ao ouvir o seu relato as minhas suspeitas se terem confirmado!!!! Às vezes acho que a vida prega-nos estas partidas para nos mostrar alguma coisa... O certo é que também não seria necessário chegar a tanto!!!!! Bem, aquele serviço de Fisioterpia é realmente uma coisa maravilhosa! A ligação que as terapeutas estabelecem com os doentes, a disponibilidade com que se entregam é realmente um trabalho de louvar e penso que muitas vezes pouco reconhecido! O médico fisiatra que acompanha o meu familiar é sem dúvida uma pessoa extraordinária, com uma paciência e uma compreensão como eu também nunca vi! Não sei o que se passa consigo, mas com o meu familiar, penso que as peças fundamentais da sua recuperação são as terapeutas e o médico. Ah! A assistente operacional que está normalmente no ginásio também faz as nossas delícias! Bem disposta, despachada, sempre pronta a ajudar!!!!
Adoro falar!!! Depois dá neste "Bláblábláblá". Isto tudo para dizer que admiro muito toda a sua coragem, a sua força. Ainda hoje o ouvi falar na canoagem, e mais em não sei quantas actividade que me deixaram arrumada a um canto!!!!!!! E mais, como é que consegue estar sempre bem disposto??? Vejo-o sempre a conversar sorridente! Só há uma coisa que eu tenho de dizer... Aquele jogos de futebol no corredor, sem árbitro! Não me parece muito correcto!!!!! Quem marca as faltas??? Há suborno à terapeuta????? Parece-me muito simpática, mas não tem ar de ir em cantigas! Norberto espero continuar a ver toda a sua evolução, todos os progressos aliados a essa coragem e força de vencer. Acredito que tem um percurso muito longo e árduo. A nossa sociedade, as nossas ruas, os nossos passeios.... As pessoas! Ninguém está preparado para a diferença!!!! Só quando nos deparamos com as dificuldades, com os obstáculos é que coçamos a cabeça e pensamos: "Ora! E agora como é que saio desta?" A mim aconteceu-me isso! Andamos na vida preocupados com o ter mais isto ou aquilo e... Zás! Puxam-nos o tapete....E! Olha! Afinal não é só aos outros que acontece! Também bateu à minha porta! E agora?????
Eu agora estava por aqui a escrever, a escrever e nunca mais parava! Mas para concluir! A sua história, o seu blogue é um ENORME exemplo para quem sofre e se deixa arrastar, afundar no sofrimento! Acredito que muito deve ter sofrido, e sem dúvida irá continuar a acontecer, mas essa vontade de vencer vão levá-lo longe! Muita força para continuar! Acompanhado por todos os profissionais de saúde que todos os dias dão muito por todos os doentes e que os ajudam a seguir a vida com natuarlidade e segurança! Bem haja por partilhar este bocadinho da sua vida!Muito Obrigada!Ah! Acredito que com a sua postura vai ajudar a sociedade a mudar mentalidades e a melhorar... A mim já ajudou!

Anónimo disse...

Norberto era suposto estes dois comentários estarem seguidos, mas eu escrevi muito e então teve que ser dividido... Mas dá para entender! Bom fim de semana!

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...