Sejam bem-vindos!

Olá...sejam bem-vindos ao Biamputado....um blog de solidariedade.

Pretende-se torna-lo um espaço de esperança para com todos que passaram, passam ou passarão por esta experiência. Conta a minha história, a minha luta diária! É um projecto conjunto de Norberto Mourão e Olinda Guedes e surgiu no âmbito académico, é também um espaço de debate e entre-ajuda!
Contámos contigo! Porque a vida só tem sentido quando ajudamos alguém.
Quem quiser contribuir, por pouco que seja para a minha recuperação, desde muito obrigado
NIB: 0033 0000 45315828628 05
IBAN: PT50 0033 0000 4531 5828 6280 5



Candidatura para o "Querido mudei a cozinha"

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fisioterapia 152º dia (22 - 08 - 2011)

Olá a todos os visitantes do "Biamputado".

Hoje começou mais uma semana de fisioterapia, tive um dia muito intenso e cheio de exercício novos.

Comecei o dia a descer a rampa e fui até ao ginásio, quando cheguei lá a pedaleira de braços estava ocupada e por isso fui para as barras, agarrei na tábua de Freemen e estive a treinar o equilíbrio durante vários minutos, de seguida saí de cima dela e estive a fazer outro exercício ali nas barras, dar um passo em frente a parar de seguida, sempre sem me apoiar, fui conseguindo sem grandes problemas, raramente precisei de dar mais de um passo ou de me apoiar nas barras para me equilibrar, a seguir a terapeuta meteu-me a fazer algo muito mais difícil, trouxe outra tábua de balanço, esta tinha no meio metade de uma bola em madeira, ou seja, os desequilíbrios já não eram só para os lados, mas sim para todos, era muito complicado, a maioria das vezes desequilibrava-me para trás, tive de começar a perceber que tipo de músculos tinha de controlar para me conseguir equilibrar, no início nem 1 segundo conseguia aguentar sem me apoiar nas barras, aos poucos fui conseguindo melhorar, no entanto nunca consegui aguentar de 3 ou 4 segundos, de qualquer das formas já era bom, já não vinha tanto para trás e comecei a ficar com uma postura mais correcta, com as costas mais direitas, depois saí de cima dessa tábua de balanço e estive a fazer outro exercício, tinha de ficar parado, com a bola nas mãos e os braços esticados para a frente, a seguir tinha de me inclinar para a frente, com este exercício a terapeuta queria que eu ganhasse mais mobilidade na cintura pélvica, no início do exercício não conseguia nem um pouco, ou ia o corpo todo ou nada, tive de arranjar uma forma de ultrapassar isso, a solução foi inclinar-me inicialmente apoiado às barras e dessa forma "desbloquear" a articulação, passei a conseguir inclinar-me para a frente, no fim já conseguia fazer esse exercício e continuei a fazer até à visita médica.

No fim da visita médica fui até ao corredor grande com uma canadiana, ao chegar lá a terapeuta disse-me que ia buscar uma coisinha para mim, quando ela regressou até fiquei um pouco assustado, trouxe uma bola muito grande para fazer alguns exercícios com ela, no primeiro tive de me sentar em cima dela, sempre agarrado ao corrimão, destranquei o joelho direito com a mão e sentei-me devagar, a terapeuta estava nas minhas costas a segurar a bola, depois de me sentar tive de ir rodando para a esquerda e para a direita, acabou por ser fácil, para me levantar estiquei o joelho da prótese esquerda e subi normalmente, a seguir voltei-me a sentar, mas desta vez mais na ponta da bola, era mais complicado, voltei a fazer a mesma rotação para os dois lados e levantei-me, ainda me sentei mais duas ou três vezes, mas nessas vezes depois de me sentar tive de dar balanço para cima e para baixo até que no fim dava um impulso maior para me levantar, no fim desses exercícios estive a driblar a bola, como ela era muito grande tinha de dar passos muito mais pequenos, mas consegui sem grandes dificuldades, um pouco depois a terapeuta disse-me para parar a bola e rodar à volta dela, foi muito difícil, precisei que ela viesse para perto de mim para conseguir, a bola era muito instável, os passos eram muito pequenos e tinha receio de bater com a prótese direita na bola, desequilibrar-me e cair, nunca toquei na terapeuta e acabei por conseguir, voltei a fazer o corredor a driblar a bola e depois a terapeuta encostou a bola para eu andar sem apoios, fizemos o corredor todo, passámos na sala de espera do ginásio grande, atravessámos o ginásio, o pátio e no degrau para o nosso ginásio senti-me confiante para arriscar a fazer uma coisa, subir o degrau sem qualquer apoio, mas com a terapeuta ao pé de mim e a porta para me apoiar, tentei três vezes, mas acabei por não conseguir, ainda assim na última vez só precisei de um pequeno apoio na porta e acabei por ali o meu treino.

Foi assim o meu dia de fisioterapia, nunca me sentei, fiz vários exercícios novos e quando acabei já estava bastante cansado das costas, mas foi um dia muito positivo. Muito obrigado a todos.

Norberto Mourão

Sem comentários:

Acerca de mim

Lisboa/ Vila Real, Camarate/ Mondrões, Portugal
Como já se aperceberam, a minha situação infelizmente é muito complicada, tenho um longo e árduo caminho pela frente, caminho esse cheio de grande dificuldades, não só a nível físico como também financeiro, por isso peço ajuda a quem estiver interessado em contribuir com alguma coisa, por pouco que seja, para esta minha nova realidade...